Texto e vídeo sobre TICs.
sábado, julho 04, 2020
terça-feira, junho 23, 2020
quinta-feira, junho 18, 2020
segunda-feira, junho 01, 2020
quinta-feira, dezembro 05, 2019
domingo, agosto 25, 2019
A FORMIGA E A POMBA
PLANO DE AULA
CONTEÚDOS NAS DISCIPLINAS PORTUGUÊS E ARTE
PRÁTICAS DE LINGUAGEM:
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Produção de textos :(escrita compartilhada e autônoma) Oralidade
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço
(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Objetivos de aprendizagem (do sistema) Reconta oralmente os gêneros lidos e / ou ouvidos. Reconhece a função social da linguagem escrita.
ARTES VISUAIS> Processos de criação (EF15AR06)
Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. Esfera literária: fábula. Esfera cotidiana: bilhetes, histórias em quadrinhos, roteiros; Esfera escolar: verbetes de curiosidades. Esfera jornalística: manchetes, Notícias, entrevistas, reportagens, Gramática: Pontuações, espaçamento, ortografia de acordo com o texto pronomes de tratamento oblíquo e pronomes pessoais, caso reto
• Produção de textos com apoio de um roteiro
• Produção de texto de acordo com uma gravura. Pintura com lápis de cor.
ESTRATÉGIAS/PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Conhecimento prévio dos alunos, Leitura e interpretação de texto na oralidade reprodução da Fábula com iniciativa e autonomia ao praticar a produção de texto, revisar e reescrever individualmente, em duplas e/ou coletivamente. Ou a Professora com escriba Leitura e interpretação de textos
RECURSOS DIDÁTICOS
Giz e lousa; papel pardo e branco A4, textos xerocados, livro didático, lápis de cor , borracha , lápis de escrever , dicionário e utilização de data show
AVALIAÇÃO Espera-se que os alunos saibam compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens bem como codificar e decodificar sistemas das diferentes linguagens assim como fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação. Respeitar sempre o tempo do aluno de forma continua onde sua formação venha com a instigação, pesquisa, curiosidade e persistência.
Segue anexos:
Professor e alunos Pontes e Lacerda:____/_____/_____ Português
Nome:___________________________________________
FÁBULAS DE ESOPO
A FORMIGA E A POMBA. As fábulas de Esopo são uma coleção de fábulas creditadas a Esopo (620— 560 a.C.), um escravo e contador de histórias que viveu na Grecia Antiga. Assim, podemos dizer que em toda parte, a fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, trazida até nós pelos nossos Esopos.
Autor: Esopo
Questões Sobre a Fábula
1-Você é capaz de identificar quais os tipos de sentimentos que o autor tenta representar na fábula?
R: De ajudar o próximo, de estender à mão e de apoio.
2. Por que a Pomba resolveu ajudar a Formiga? Como foi que ela ajudou?
R: Ele viu a formiga em perigo e arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma.
3. O que a Formiga fez para retribuir o favor recebido? O que aconteceu depois?
R: A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé e isso deu chance para que a Pomba se salvar.
4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
R: " Estender a mão pois pode precisar." Ou “ Ajudar o próximo porque amanhã pode precisar “
_____________________________________________________________________
5-Assinale com um x as respostas corretas:
Este texto é uma fábula porque apresenta características como:
(A) humor e seres encantados. (B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas. x (D) animais como personagens e moral da história.
-______________________________________________________________________
6) O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama.
A palavra sublinhada refere-se a
(A) grama. x(B) água (C) folha. (D) formiga.
__________________________________________________________________
7) A formiga se salvou da correnteza porque
(A) o rio parou de correr. (B) o caçador a tirou de dentro do rio. (C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou. X (D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
__________________________________________________________________
8) . A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que
(a) se debatia na correnteza. x(b) alcançou a terra. (C) se escondia atrás de uma árvore.
(d ) foi presa pela rede do caçador.
________________________________________________________
9) .No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta.
Isto significa que a formiga estava com
(A) fome. (B) frio. X (C) sede. (D) calor.
_____________________________________________________
10) "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica:
X (A) a moral da história. (B) que a história acabou. (C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga. (D) que foi o caçador de pássaros quem falou.
CONTEÚDOS NAS DISCIPLINAS PORTUGUÊS E ARTE
PRÁTICAS DE LINGUAGEM:
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Produção de textos :(escrita compartilhada e autônoma) Oralidade
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço
(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Objetivos de aprendizagem (do sistema) Reconta oralmente os gêneros lidos e / ou ouvidos. Reconhece a função social da linguagem escrita.
ARTES VISUAIS> Processos de criação (EF15AR06)
Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. Esfera literária: fábula. Esfera cotidiana: bilhetes, histórias em quadrinhos, roteiros; Esfera escolar: verbetes de curiosidades. Esfera jornalística: manchetes, Notícias, entrevistas, reportagens, Gramática: Pontuações, espaçamento, ortografia de acordo com o texto pronomes de tratamento oblíquo e pronomes pessoais, caso reto
• Produção de textos com apoio de um roteiro
• Produção de texto de acordo com uma gravura. Pintura com lápis de cor.
ESTRATÉGIAS/PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Conhecimento prévio dos alunos, Leitura e interpretação de texto na oralidade reprodução da Fábula com iniciativa e autonomia ao praticar a produção de texto, revisar e reescrever individualmente, em duplas e/ou coletivamente. Ou a Professora com escriba Leitura e interpretação de textos
RECURSOS DIDÁTICOS
Giz e lousa; papel pardo e branco A4, textos xerocados, livro didático, lápis de cor , borracha , lápis de escrever , dicionário e utilização de data show
AVALIAÇÃO Espera-se que os alunos saibam compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens bem como codificar e decodificar sistemas das diferentes linguagens assim como fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação. Respeitar sempre o tempo do aluno de forma continua onde sua formação venha com a instigação, pesquisa, curiosidade e persistência.
Segue anexos:
Professor e alunos Pontes e Lacerda:____/_____/_____ Português
Nome:___________________________________________
FÁBULAS DE ESOPO
A FORMIGA E A POMBA. As fábulas de Esopo são uma coleção de fábulas creditadas a Esopo (620— 560 a.C.), um escravo e contador de histórias que viveu na Grecia Antiga. Assim, podemos dizer que em toda parte, a fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, trazida até nós pelos nossos Esopos.
A Formiga e a Pomba
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água, e sendo arrastada
pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma Pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo,
arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma. Subindo na folha a
Formiga flutua em segurança até a margem.
Eis que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, oculto pelas folhas da
árvore, se prepara para capturar a Pomba, colocando visgo no galho onde ela repousa,
sem que a mesma perceba o perigo.
A Formiga, percebendo sua intenção, dá-lhe uma ferroada no pé. Do susto, ele
deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe
para longe, a salvo.
Moral da História: Nenhum ato de boa vontade ou gentileza é coisa em vão
Autor: Esopo
Questões Sobre a Fábula
1-Você é capaz de identificar quais os tipos de sentimentos que o autor tenta representar na fábula?
R: De ajudar o próximo, de estender à mão e de apoio.
2. Por que a Pomba resolveu ajudar a Formiga? Como foi que ela ajudou?
R: Ele viu a formiga em perigo e arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma.
3. O que a Formiga fez para retribuir o favor recebido? O que aconteceu depois?
R: A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé e isso deu chance para que a Pomba se salvar.
4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
R: " Estender a mão pois pode precisar." Ou “ Ajudar o próximo porque amanhã pode precisar “
_____________________________________________________________________
5-Assinale com um x as respostas corretas:
Este texto é uma fábula porque apresenta características como:
(A) humor e seres encantados. (B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas. x (D) animais como personagens e moral da história.
-______________________________________________________________________
6) O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama.
A palavra sublinhada refere-se a
(A) grama. x(B) água (C) folha. (D) formiga.
__________________________________________________________________
7) A formiga se salvou da correnteza porque
(A) o rio parou de correr. (B) o caçador a tirou de dentro do rio. (C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou. X (D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
__________________________________________________________________
8) . A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que
(a) se debatia na correnteza. x(b) alcançou a terra. (C) se escondia atrás de uma árvore.
(d ) foi presa pela rede do caçador.
________________________________________________________
9) .No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta.
Isto significa que a formiga estava com
(A) fome. (B) frio. X (C) sede. (D) calor.
_____________________________________________________
10) "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica:
X (A) a moral da história. (B) que a história acabou. (C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga. (D) que foi o caçador de pássaros quem falou.
FESTA NO CÉU
ESCOLA
ESTADUAL
PLANO
DE INTERVENÇÃO
PUBLICO
ALVO 1º AO 3º ANO
OBJETIVOS:
Leitura e escrita
Ouvir atentamente e conversar sobre a
história.
Interpretar a história através da
oralidade.
Produzir
ilustração, frases e pequeno texto (diálogo).
Comparar na oralidade as histórias lida uma
com outra versão do conto. (Festa no céu tartaruga e o sapo)
Duração das atividades
4 aulas ou se houver necessidade de trabalhar
mais atividades envolvendo os textos
Conhecimentos prévios dos alunos sobre os animais
Estratégias e recursos da aula
Uma sugestão para trabalhar o meio ambiente os animais
aquáticos
Apresentar o livro para os alunos as duas
versões
Data show, material xerocado ou impresso
Desenvolver atividades envolvendo o texto de
forma interdisciplinar
Trabalhar em artes o sapo e a tartaruga (material
reciclado)
Atividade 1
Apresente o livro para turma, explorando a
capa e as informações que traz, como o nome da autora e da editora.
"Um conto do nosso folclore"
Levante o conhecimento que têm sobre Folclore.
Que características um conto deve ter para
ser considerado do Folclore?
Explore as ideias do anonimato e da
tradicionalidade (transmissão de geração em geração), entre outras.
Então convide a turma a ouvir a
história da festa no céu.
Leia o livro, mostrando as ilustrações,
à medida que vai contando a história.
Ao final, converse com os alunos sobre
a história. Pergunte se já conheciam o conto.
Existe a versão que traz no lugar da
tartaruga, o sapo. Veja se conhecem assim.
O texto com esta versão poderá ser lido
em outra aula.
Aparece como sugestão na Atividade 3.
Atividade 2
Realize a interpretação da história
através de perguntas escritas.
Se desejar, explore oralmente as
questões com a turma e elabore as respostas coletivamente.
O trabalho também pode ser feito
individualmente, com a sua interferência quando for necessário.
Sugestão de questões:
1- Onde ia acontecer uma festa?
2- Por que os bichos sem asas estavam
"jururus de fazer dó"?
3- A tartaruga decidiu ir à festa. Como
ela conseguiu chegar até lá?
4- Como se divertiu a tartaruga na
festa?
5- Na volta, o que fez o urubu
descobrir onde estava a tartaruga?
6- Qual foi a reação do urubu?
7- O que aconteceu com a tartaruga?
8- Que jeito deram os bichos para
ajudá-la?
Sugestão de tema para produção de
texto:
"E se você quiser saber mais sobre
a festa, pergunte para ela. Ela adora contar."
O que você perguntaria para a
tartaruga?
Imagine você entrevistando a tartaruga,
perguntando sobre esta grande façanha de ter ido à festa no céu.
Crie seu texto, fazendo as perguntas e
anotando as respostas que a tartaruga lhe deu.
Atividade 3
Em outra aula, apresente a versão do
conto que traz o sapo no lugar da tartaruga.
Leia para turma, ou ofereça o texto
para os alunos lerem.
Levante com o grupo o que há de comum e
de diferente entre as duas versões.
Compare, oralmente, o final do sapo e
da tartaruga.
Se desejar, registre no quadro as
semelhanças e diferenças entre as duas histórias e peça aos alunos para
anotarem.
Versão 1
A festa no céu
(Conto
tradicional do Brasil)
Luís
Câmara Cascudo
Entre todas as aves, espalhou-se a
notícia de uma festa no Céu.
Todas as aves compareceriam e começaram
a fazer inveja aos animais e outros bichos da terra incapazes de voo.
Imaginem quem foi dizer que ia
também à festa...
O Sapo! Logo ele, pesadão e nem
sabendo dar uma carreira, seria capaz de aparecer naquelas alturas.
Pois o Sapo disse que tinha sido
convidado e que ia sem dúvida nenhuma.
Os bichos só faltaram morrer de
rir. Os pássaros, então, nem se fala!
O Sapo tinha seu plano. Na
véspera, procurou o Urubu e deu uma prosa boa, divertindo muito o dono da
casa. Depois disse:
- Bem, camarada Urubu, quem é
coxo parte cedo e eu vou indo, porque o caminho é comprido.
O Urubu respondeu:
- Você vai mesmo?
- Se vou? Até lá, sem falta!
Em vez de sair, o Sapo deu uma
volta, entrou na camarinha do Urubu e, vendo a viola em cima da cama, meteu-se
dentro, encolhendo-se todo.
O Urubu, mais tarde, pegou na
viola, amarrou-a a tiracolo e bateu asas para o céu, rru-rru-rru...
Chegando ao céu, o Urubu arriou a
viola num canto e foi procurar as outras aves.
O Sapo botou um olho de fora e, vendo
que estava sozinho, deu um pulo e ganhou a rua, todo satisfeito.
Nem queiram saber o espanto que as aves
tiveram, vendo o Sapo pulando no céu!
Perguntaram, perguntaram, mas o Sapo só
fazia conversa mole.
A festa começou e o Sapo tomou parte de
grande.
Pela madrugada, sabendo que só
podia voltar do mesmo jeito da vinda, mestre Sapo foi-se esgueirando e correu
para onde o Urubu se havia hospedado.
Procurou a viola e acomodou-se,
como da outra feita.
O sol saindo, acabou-se a festa e
os convidados foram voando, cada um no seu destino.
O Urubu agarrou a viola e tocou-se para
a Terra, rru-rru-rru...
Ia pelo meio do caminho, quando, numa
curva, o Sapo mexeu-se e o Urubu, espiando para dentro do instrumento, viu o
bicho lá no escuro, todo curvado, feito uma bola.
- Ah! camarada Sapo! É assim que você
vai à festa no Céu? Deixe de ser confiado...!
E, naquelas lonjuras, emborcou a
viola. O Sapo despencou-se para baixo que vinha zunindo. E dizia, na
queda:
- Béu-Béu! Se desta eu escapar, nunca
mais bodas no céu!...
E vendo as serras lá embaixo:
- Arreda pedra, se não eu te rebento!
Bateu em cima das pedras como um
genipapo, espapaçando-se todo. Ficou em pedaços.
Nossa Senhora, com pena do Sapo,
juntou todos os pedaços e o Sapo voltou à vida de novo.
Por isso o Sapo tem o couro todo
cheio de remendos.
(
Antologia da literatura mundial Lendas, fábulas e apólogos - vol IV Seleção
de Nádia Santos e Yolanda Lhullier Santos
Livraria
e Editora Logos Ltda. São Paulo, 19—)
____________________________________________________________
Versão 2
FESTA NO CÉU
Naquela noite
ia ter uma festa no céu. Nós, os bichos sem asa, estávamos jururus de fazer dó.
Aí, imagine, a tartaruga, logo a tartaruga, decidiu que ia ao baile.
– Até logo! –
disse ela para o urubu-rei. – Vou indo na frente porque vou devagar! – Por que
você não vai voando? – o urubu caçoou. – É... vai voando! – os pássaros
gozaram.
Mas enquanto
os pássaros morriam de rir da pretensão da tartaruga, ela se mandou e...
Naquela tarde,
quando o urubu pegou o violão e levantou voo para a festa, a tartaruga estava
quietinha escondida lá dentro.
No céu, sem
que ninguém visse, a tartaruga pulou fora do esconderijo.
E a passarada
arregalou os olhos: – Mas como é que você apareceu aqui? Como conseguiu chegar?
Como é que você veio? – Voando – a tartaruga respondeu, rebolando.
E ela cantou,
sambou a noite toda.
Rebolou até o
Sol raiar.
Depois tratou
de encontrar um jeito de se enfiar de volta no violão.
Lá pela metade
do caminho para casa, o urubu começou a assobiar um samba da festa. E a
tartaruga, que estava muito alegre e um pouco zonza, começou a cantarolar
também.
O urubu-rei escutou. Pensou um
pouco.
Desconfiou.
Aquela diaba da tartaruga tinha feito ele de burro de carga. Furioso, virou o
violão e o sacudiu. A tartaruga caiu rolando céu abaixo: – Sai da frente,
terra, senão te arrebento! – ela gritou o mais alto que pôde.
Mas a terra
nem se mexeu. O casco da tartaruga se quebrou em pedacinhos. Fomos nós que
achamos e colamos os pedaços todos.
Agora você já
sabe por que a tartaruga tem esse lindo casco tão bem remendado. E se você
quiser saber mais sobre a festa no céu, pergunte para ela. Ela adora contar.
Festa
no Ceu - Miolo CP 02ed12.indd 1
Letra música da
tartaruguinha:
Tartaruguinha
Ouvi contar uma história.
Uma história engraçadinha.
Da tartaruguinha.
Da tartaruguinha.
Houve uma festa lá no céu.
Mas o céu era distante.
E a tartaruguinha viajou,
Na orelha do elefante.
Quando a festa terminou,
A bicharada se mandou
Quem viu a tartaruguinha
Quem viu?
Lá do céu ela caiu.
São Pedro o céu varreu.
e dá pobrezinha se esqueceu.
Ela disse ai meu corpinho
Está todo de fora!
Como é que eu vou fazer Pai do Céu?
Como vou viver agora?
Pai do Céu juntou os caquinhos e colou
Mais bonita ela ficou....
Uma história engraçadinha.
Da tartaruguinha.
Da tartaruguinha.
Houve uma festa lá no céu.
Mas o céu era distante.
E a tartaruguinha viajou,
Na orelha do elefante.
Quando a festa terminou,
A bicharada se mandou
Quem viu a tartaruguinha
Quem viu?
Lá do céu ela caiu.
São Pedro o céu varreu.
e dá pobrezinha se esqueceu.
Ela disse ai meu corpinho
Está todo de fora!
Como é que eu vou fazer Pai do Céu?
Como vou viver agora?
Pai do Céu juntou os caquinhos e colou
Mais bonita ela ficou....
PROJETO SEMANA DO PAPAI
ESCOLA
ESTADUAL / PONTES E LACERDA -MT
Público
Alvo : 2º ano >>Tempo
estimado: flexível a cada turma e suas necessidades
Professora: Ana Maria de Paula e Silva.
PROJETO
SEMANA DO PAPAI
Objetivo a serem alcançados:
- Respeitar e valorizar a
figura paterna.
- Expressar-se oralmente,
desenvolvendo a linguagem.
- Reconhecer as qualidades
paternais.
- Elaborar palavras e frases
simples.
- Produzir diálogos,
demonstrando criatividade.
- Demonstrar sincronia,
entonação de voz e harmonia durante interpretação de música.
- Trabalhar em grupo
demonstrando bom relacionamento.
Procedimentos:
- Estimular as crianças a
cantar canção “Dia dos Pais”
- Incentivar as crianças a
confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais.
- Durante a semana dedicada ao
papai: Trabalhar a figura humana e o respeito às suas diferenças, ler
livros, cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem, desenho
livre ou pintura, sobre o tema.
Conversas na rodinha, diálogo sobre a
composição familiar;
- Para começar, lembre às
crianças da data que se aproxima;
- Pergunte as crianças o que
gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente
recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão
(bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café
da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois
as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos
gostosos;
- Leitura de livros com
história sobre os pais.
Pesquisas
- Fazer uma mini pesquisa e
enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, quantos somos
na casa, qual o lazer que faz junto com o filho, etc.
Brincadeiras e jogos
- Promova dramatizações da
profissão dos pais.
Músicas relacionadas ao tema
- Explorar gêneros
textuais: canções, poemas, lenda e
conto que falam da figura paterna.
Pintura, recorte e colagem de
gravuras
- Estimule as crianças a
desenharem seus pais ou famílias;
- Desenhos para ao papai.
Confecção da lembrancinha e cartão
para o dia dos pais
- Incentive-as a
confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de
página, em que as crianças desenhem e escrevem o que quiserem. Desenho da
criança nele.
Linguagem Oral e Escrita:
Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;
Elaborar lista com os
nomes dos pais;
Escrever espontaneamente a palavra
pai, e o nome do pai;
Matemática:
- Utilizar a contagem oral nas
brincadeiras e situações cotidianas;
- Perceber medidas convencionais para pesar,
medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
- Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de
“trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;
- Marcar no calendário o Dia dos Pais;
- Trabalhar quantidades utilizando elementos
relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.;
- Quanto o papai pesa, mede?
Quantos anos ele tem?
- Pesquisar panfletos os
preços das coisas que o papai gosta.
- Lista de compras, tabelas e
gráficos.
- Imitar o pai fazendo compras
ao mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor
monetário das cédulas;
História e Religião
- Pesquisar sobre as
preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas,
carros, alimentos, etc.;
- Dramatizar uma cena em que o
pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a
importância da união da família;
Identidade e Autonomia
- Identificar progressivamente
algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano e situações de interação;
- Identificação e
reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais;
- Conversar com as crianças os
motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.
Artes Visuais:
- Demonstrar interesse pelas
próprias produções, pelas de outras crianças;
- Recorte e colagens de vários
modelos de famílias ou desenhar e pintar o retrato do pai;
- Pintura livre da camisa para
o papai;
- Carimbo dos pés acompanhado
da frase: Papai, quero seguir seus passos;
- Desenho livre.
Música:
- Perceber e expressar
sensações, sentimentos e pensamentos, composições e interpretações
musicais;
- Desenvolver a memória
musical através de repertório variado de canções;
- Experimentação do silêncio
através de brincadeiras e em outros contextos.
- Cantar canções relacionadas
à família ou aos pais;
Movimento:
- Construir sua identidade em
interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de
expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
- Brincadeira de faz de conta
utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para
diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua
imagem muda sem que se modifique a sua pessoa;
- Andar devagar, depressa,
correndo imitando seus pais;
Avaliação
Será realizada de forma
contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de
observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as
capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança.
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