segunda-feira, maio 22, 2017

LEITURA DO LIVRO : AMANDA NO PAIS DAS VITAMINAS


ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ - PONTES E LACERDA - MT    

  PLANO DE AULA

 4º  ANO  A     2017             Professora: ANA MARIA DE PAULA E SILVA


OBJETIVOS:
´ Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;
´  Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
´  Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados
Desenvolvimento:
´  Conversa informal sobre o tipo de alimentação dos alunos e uma breve avaliação em grupo do que é uma alimentação saudável.
´  Slides com figuras de alimentos saudáveis e os livros Amanda no país das vitaminas e a História da alimentação
´  Leitura dos livros individual silencioso e depois leitura feita pela professora e troca de informações entre colegas e professora   ( bate papo) .
´   Amanda no país das vitaminas;
´  Livro didático do 4º ano – Ciências e Português.
´  Poema: Salada de frutas (Glaucia Lemos)
´   Comparação entre as informações do livro e sua própria alimentação diária.
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e escrita;
´  Poema: versos, rimas e estrofes; Declamação; Pontuação; Gramatica: palavras com J / G
´  Produção de frases e pequenos textos;
MATEMÁTICA
Pesquisa de dados: alimentos preferidos para tabela e gráficos (Alunos 4º A)
´  Situações-problema envolvendo sistema monetário do valor da fruta ou verdura. (Sequenciar aulas futuras medidas de Massa: grama e quilograma)
´  Identificação de números através do valor nutritivo dos alimentos;
´  Adição e subtração
´  Elaboração do quadro de vitaminas (tabela e gráfico)
CIÊNCIAS
´  Diferenciar e reconhecer frutas, verduras e legumes;
´  Conhecer o valor nutricional dos alimentos;
´  Discriminar alimentos de origem animal e vegetal;
´  O que são vitaminas
´  Tipos de vitaminas
´  As deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas
´  A importância das vitaminas em diferentes épocas da vida do ser humano: criança, homem, mulher, gestante.
´  Alimentos que previnem doenças
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
´  Conhecer a realidade de pessoas que não tem condições e ter uma boa alimentação devido a problemas sociais.
ARTES
´  Pintura e colagem
´  Confecção de cartazes
´  Preparar a sala para apresentação e exposição de frutas e verduras e cada aluno falar da importância de consumir determinada vitamina.
´  Músicas sobre alimentação (vídeo )
METODOLOGIA
´  A sala será dividida em grupos e individualmente os alunos farão pequenas pesquisas sobre vitaminas e trarão cartazes que ficarão expostos no dia da apresentação.
´  Será enviado aos pais um informativo com orientações para a realização deste trabalho.
MÃO NA MASSA
´  Aulas de culinária:
´  Lanches saudáveis
´  Sucos saudáveis
´  Saladas coloridas
REGISTRO
´  As aulas serão realizadas alternadamente e cada aula será registrada de forma escrita por cada aluno e através de fotos para que façamos mural do trajeto do projeto para expor no dia da apresentação.
´  AVALIAÇÃO: espera-se que os alunos reconheçam os alimentos como fontes de energia e materiais para o crescimento, como também para a manutenção do corpo saudável, valorizando o máximo utilizando dos recursos na reorientação dos hábitos de alimentação.  Português: que consiga ler em voz alta com fluência, entonação e o tipo de texto como o poema e saiba declamar poemas. Que percebam a importância dos alimentos em todas as disciplinas a serem estudados.
APRESENTAÇÃO
´  Apresentação das vitaminas nas frutas e verduras
´  Divisões das vitaminas
´   Como e onde encontramos as vitaminas
´   Necessidades vitamínicas de acordo com a pessoa (faixa etária estilo de vida, doenças etc.)
´   Dicas de uma alimentação saudável

Para os visitantes:        Um cartãozinho
 MATERIAIS DE APOIO QUE SERÃO UTILIZADOS PELOS ALUNOS:
´   Livro: Amanda no país das vitaminas > Coleções: No Reino da Frutolândia
´  Livro didático de ciências do 4º ano   - Data show , material impresso , tinta guache e outros. 
( frutas)
´  Duração: em média duas semanas e houver algum imprevisto não terminar o projeto acrescentaremos mais alguns dias.
FONTE DE PESQUISA
´  Fonte: http://www.soescola.com/2016/09/projeto-o-mundo-das-vitaminas.html
´  Livro didático 4º ano Aprender Juntos  > Ciências.
´  Português 4º ano William Cereja Thereza Cochar  Pág>155 e 156
´  Segue abaixo o livros abaixado da internet para usar na aula


 _________________________________________________________________________________
Produção de texto
Eu represento o Brasil
Sou da cor do ouro.
Posso ser pequeno, médio e grande.
Tenho vários nomes entre eles a prata.
Sou da terra, mas gosto mesmo de ficar na penca pendurada até está no ponto de ser colhido.
Tenho uma prima chamada nanica, e de nanica não tem nada.
Me chamam de maça, mas não tenho nem formato da maça?
Independente do meu nome que vocês me dão sou a mais querida do Brasil a banana.
         Sou rica em vitamina do complexo B e C, tenho triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces.
         Pode consumir da melhor forma que quiser, pois não engorda.
         Há! sou gostoso na batida, sozinho na salada de frutas.
Grupo de três
         Temos as cores parecidas e também as mesma vitaminas em comum.
         Eu vou logo me apresentando sou o mamão tenho betacaroteno e vou deixar a sua pele linda, você irá enxergar melhor e o coração mais forte. Sou um ótimo antioxidante acompanhado de ferro, potássio e outras substancias como a riboflavina, agora vou deixar a laranja falar:
         - Olá! Como já fui apresentado pela minha amiga, agora vou dizer:
 - Tenho grande quantidade de vitamina C e que fortalece o seu sistema imunológico e ajudo evitar o câncer.
   Meus parentes também faz o mesmo serviço em seu organismo.
Vocês sabe quem são os meus parentes?
Te digo todos os tipos de laranja e de limão.
São vários os nomes como: laranja pera, laranja lima, mexerica, tangerina, e os limões: galego, china, rosa...
Quero te encontrar no suco ou até em forma de sobremesa e fico feliz quando descascado e chupado até o bagaço.
Finalmente chegou a minha vez, sou o melão os meus benefícios são de estabilizar a pressão arterial com vitamina C, A e B6, potássio entre outros o ácido fólico.
Sou uma delícia em suco, cru e em sobremesa.
Tenho uma coroa
Sou uma fruta protegida por folhas enormes cheio de espinhos.
Casca dura e coroa de espinhosa.
As minhas características não é nada agradável.
Mas garanto que sou ás vezes doce, outras azedo ou mais ou menos...
Posso ser misturado com várias outras frutas.
Há! tem churrascaria que me assam e serve junto com carnes e outros tipos de alimentos.
Posso ir no bolo, na bala, sorvete, picolé ....
Se eu ficar falando de tudo que posso ser misturado. Alguém pode sentir ciúmes e falar você se acha a rainha?
Mas quero passar o meu recado:
-Sou abacaxi com muita água e auxilio na sua digestão.
Lista   Verde forte e fraco
Sou um formato de esfera e toda listada linda.
Tenho a mais lindas cores, listas verdes escuro e claro.
Quando aberto sou as camadas mais linda ainda.
Veja na casca lesta de verde, camada branca e camada vermelhinha cheia de sementes pretinha.
Pensa em uma frutas que te refresca, mata a sede e além disso é muito bom.
Eu posso te hidratar e ainda ter os benefícios das vitaminas tipo A e B e ainda posso limpar o seu intestino e estomago.
Estou ficando ansiosa e com muito medo de você não saber que sou.
Já sabe quem sou?
- Sou a melancia. 
Sou a fruta contraditória
Ouço dizer Não pode comer com frequência porque contém muita gordura.
As vezes ouço alguém que come ter que justificar desta foram há é gordura do bem.
Fiquei esses dias atrás todo vaidoso uma mulher me pegou cortou ao meio tirou o caroço e me colocou em um aparelho que bateu, bateu, bateu. Pensei obá vou hoje na barrinha de alguém e posso deixar lá minhas vitaminas.
Mas não demorou para eu ficar desapontada sabe onde fui parar?
Que dó, no cabelo da mulher e fique por alguns minutos e depois senti cair água de uma torneira e eu sendo jogado fora.
Pensa o quanto posso fazer por você quando consumido pela boca e principalmente para o seu coraçãozinho e reforçar o sistema imunológica.
Então, e ai continua me deixando de lado?
Tem lugar que sou bem usado viu?
Sou abacate rico em vitamina E, sacio sua fome e ainda sirva como estimulo a cicatrização.
Turma 4º ano A     Professora: Ana Maria
Disciplina: ciências  Alimentos saudáveis  

Nenhum comentário: