ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ - PONTES E LACERDA - MT
PLANO DE AULA
4º ANO A 2017 Professora: ANA MARIA DE PAULA E SILVA
OBJETIVOS:
´ Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;
´ Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
´ Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados
Desenvolvimento:
´ Conversa informal sobre o tipo de alimentação dos alunos e uma breve avaliação em grupo do que é uma alimentação saudável.
´ Slides com figuras de alimentos saudáveis e os livros Amanda no país das vitaminas e a História da alimentação
´ Leitura dos livros individual silencioso e depois leitura feita pela professora e troca de informações entre colegas e professora ( bate papo) .
´ Amanda no país das vitaminas;
´ Livro didático do 4º ano – Ciências e Português.
´ Poema: Salada de frutas (Glaucia Lemos)
´ Comparação entre as informações do livro e sua própria alimentação diária.
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e escrita;
´ Poema: versos, rimas e estrofes; Declamação; Pontuação; Gramatica: palavras com J / G
´ Produção de frases e pequenos textos;
MATEMÁTICA
Pesquisa de dados: alimentos preferidos para tabela e gráficos (Alunos 4º A)
´ Situações-problema envolvendo sistema monetário do valor da fruta ou verdura. (Sequenciar aulas futuras medidas de Massa: grama e quilograma)
´ Identificação de números através do valor nutritivo dos alimentos;
´ Adição e subtração
´ Elaboração do quadro de vitaminas (tabela e gráfico)
CIÊNCIAS
´ Diferenciar e reconhecer frutas, verduras e legumes;
´ Conhecer o valor nutricional dos alimentos;
´ Discriminar alimentos de origem animal e vegetal;
´ O que são vitaminas
´ Tipos de vitaminas
´ As deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas
´ A importância das vitaminas em diferentes épocas da vida do ser humano: criança, homem, mulher, gestante.
´ Alimentos que previnem doenças
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
´ Conhecer a realidade de pessoas que não tem condições e ter uma boa alimentação devido a problemas sociais.
ARTES
´ Pintura e colagem
´ Confecção de cartazes
´ Preparar a sala para apresentação e exposição de frutas e verduras e cada aluno falar da importância de consumir determinada vitamina.
´ Músicas sobre alimentação (vídeo )
METODOLOGIA
´ A sala será dividida em grupos e individualmente os alunos farão pequenas pesquisas sobre vitaminas e trarão cartazes que ficarão expostos no dia da apresentação.
´ Será enviado aos pais um informativo com orientações para a realização deste trabalho.
MÃO NA MASSA
´ Aulas de culinária:
´ Lanches saudáveis
´ Sucos saudáveis
´ Saladas coloridas
REGISTRO
´ As aulas serão realizadas alternadamente e cada aula será registrada de forma escrita por cada aluno e através de fotos para que façamos mural do trajeto do projeto para expor no dia da apresentação.
´ AVALIAÇÃO: espera-se que os alunos reconheçam os alimentos como fontes de energia e materiais para o crescimento, como também para a manutenção do corpo saudável, valorizando o máximo utilizando dos recursos na reorientação dos hábitos de alimentação. Português: que consiga ler em voz alta com fluência, entonação e o tipo de texto como o poema e saiba declamar poemas. Que percebam a importância dos alimentos em todas as disciplinas a serem estudados.
APRESENTAÇÃO
´ Apresentação das vitaminas nas frutas e verduras
´ Divisões das vitaminas
´ Como e onde encontramos as vitaminas
´ Necessidades vitamínicas de acordo com a pessoa (faixa etária estilo de vida, doenças etc.)
´ Dicas de uma alimentação saudável
Para os visitantes: Um cartãozinho
MATERIAIS DE APOIO QUE SERÃO UTILIZADOS PELOS ALUNOS:
´ Livro: Amanda no país das vitaminas > Coleções: No Reino da Frutolândia
´ Livro didático de ciências do 4º ano - Data show , material impresso , tinta guache e outros.
( frutas)
´ Duração: em média duas semanas e houver algum imprevisto não terminar o projeto acrescentaremos mais alguns dias.
FONTE DE PESQUISA
´ Fonte: http://www.soescola.com/2016/09/projeto-o-mundo-das-vitaminas.html
´ Livro didático 4º ano Aprender Juntos > Ciências.
´ Português 4º ano William Cereja Thereza Cochar Pág>155 e 156
´ Segue abaixo o livros abaixado da internet para usar na aula
_________________________________________________________________________________
Produção de texto
Eu represento o Brasil
Sou da cor do ouro.
Posso ser pequeno, médio e grande.
Tenho vários nomes entre eles a prata.
Sou da terra, mas gosto mesmo de ficar na penca pendurada até está no ponto de ser colhido.
Tenho uma prima chamada nanica, e de nanica não tem nada.
Me chamam de maça, mas não tenho nem formato da maça?
Independente do meu nome que vocês me dão sou a mais querida do Brasil a banana.
Sou rica em vitamina do complexo B e C, tenho triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces.
Pode consumir da melhor forma que quiser, pois não engorda.
Há! sou gostoso na batida, sozinho na salada de frutas.
Grupo de três
Temos as cores parecidas e também as mesma vitaminas em comum.
Eu vou logo me apresentando sou o mamão tenho betacaroteno e vou deixar a sua pele linda, você irá enxergar melhor e o coração mais forte. Sou um ótimo antioxidante acompanhado de ferro, potássio e outras substancias como a riboflavina, agora vou deixar a laranja falar:
- Olá! Como já fui apresentado pela minha amiga, agora vou dizer:
- Tenho grande quantidade de vitamina C e que fortalece o seu sistema imunológico e ajudo evitar o câncer.
Meus parentes também faz o mesmo serviço em seu organismo.
Vocês sabe quem são os meus parentes?
Te digo todos os tipos de laranja e de limão.
São vários os nomes como: laranja pera, laranja lima, mexerica, tangerina, e os limões: galego, china, rosa...
Quero te encontrar no suco ou até em forma de sobremesa e fico feliz quando descascado e chupado até o bagaço.
Finalmente chegou a minha vez, sou o melão os meus benefícios são de estabilizar a pressão arterial com vitamina C, A e B6, potássio entre outros o ácido fólico.
Sou uma delícia em suco, cru e em sobremesa.
Tenho uma coroa
Sou uma fruta protegida por folhas enormes cheio de espinhos.
Casca dura e coroa de espinhosa.
As minhas características não é nada agradável.
Mas garanto que sou ás vezes doce, outras azedo ou mais ou menos...
Posso ser misturado com várias outras frutas.
Há! tem churrascaria que me assam e serve junto com carnes e outros tipos de alimentos.
Posso ir no bolo, na bala, sorvete, picolé ....
Se eu ficar falando de tudo que posso ser misturado. Alguém pode sentir ciúmes e falar você se acha a rainha?
Mas quero passar o meu recado:
-Sou abacaxi com muita água e auxilio na sua digestão.
Lista Verde forte e fraco
Sou um formato de esfera e toda listada linda.
Tenho a mais lindas cores, listas verdes escuro e claro.
Quando aberto sou as camadas mais linda ainda.
Veja na casca lesta de verde, camada branca e camada vermelhinha cheia de sementes pretinha.
Pensa em uma frutas que te refresca, mata a sede e além disso é muito bom.
Eu posso te hidratar e ainda ter os benefícios das vitaminas tipo A e B e ainda posso limpar o seu intestino e estomago.
Estou ficando ansiosa e com muito medo de você não saber que sou.
Já sabe quem sou?
- Sou a melancia.
Sou a fruta contraditória
Ouço dizer Não pode comer com frequência porque contém muita gordura.
As vezes ouço alguém que come ter que justificar desta foram há é gordura do bem.
Fiquei esses dias atrás todo vaidoso uma mulher me pegou cortou ao meio tirou o caroço e me colocou em um aparelho que bateu, bateu, bateu. Pensei obá vou hoje na barrinha de alguém e posso deixar lá minhas vitaminas.
Mas não demorou para eu ficar desapontada sabe onde fui parar?
Que dó, no cabelo da mulher e fique por alguns minutos e depois senti cair água de uma torneira e eu sendo jogado fora.
Pensa o quanto posso fazer por você quando consumido pela boca e principalmente para o seu coraçãozinho e reforçar o sistema imunológica.
Então, e ai continua me deixando de lado?
Tem lugar que sou bem usado viu?
Sou abacate rico em vitamina E, sacio sua fome e ainda sirva como estimulo a cicatrização.
Turma 4º ano A Professora: Ana Maria
Disciplina: ciências Alimentos saudáveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário