domingo, agosto 25, 2019

PROJETO SEMANA DO PAPAI



ESCOLA ESTADUAL  / PONTES E LACERDA -MT

Público Alvo : 2º ano  >>Tempo estimado: flexível a cada turma e suas necessidades

Professora: Ana Maria de Paula e Silva.

PROJETO SEMANA DO PAPAI

Objetivo a serem alcançados:
  • Respeitar e valorizar a figura paterna.
  • Expressar-se oralmente, desenvolvendo a linguagem.
  • Reconhecer as qualidades paternais.
  • Elaborar palavras e frases simples.
  • Produzir diálogos, demonstrando criatividade.
  • Demonstrar sincronia, entonação de voz e harmonia durante interpretação de música.
  • Trabalhar em grupo demonstrando bom relacionamento.
Procedimentos:
  • Estimular as crianças a cantar canção “Dia dos Pais”
  • Incentivar as crianças a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais.
  • Durante a semana dedicada ao papai: Trabalhar a figura humana e o respeito às suas diferenças, ler livros, cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem, desenho livre ou pintura, sobre o tema.
Conversas na rodinha, diálogo sobre a composição familiar;
  • Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima;
  • Pergunte as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos;
  • Leitura de livros com história sobre os pais.
Pesquisas
  • Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o filho, etc.
Brincadeiras e jogos
  • Promova dramatizações da profissão dos pais.
Músicas relacionadas ao tema
  • Explorar gêneros textuais:  canções, poemas, lenda e conto que falam da figura paterna.
Pintura, recorte e colagem de gravuras
  • Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
  • Desenhos para ao papai.
Confecção da lembrancinha e cartão para o dia dos pais
  • Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de página, em que as crianças desenhem e escrevem o que quiserem. Desenho da criança nele.
Linguagem Oral e Escrita:
Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;
           Elaborar lista com os nomes dos pais;
           Escrever espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai;
Matemática:
  • Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
  • Perceber medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
  • Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;
  • Marcar no calendário o Dia dos Pais;
  • Trabalhar quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.;
  • Quanto o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
  • Pesquisar panfletos os preços das coisas que o papai gosta.
  • Lista de compras, tabelas e gráficos.
  • Imitar o pai fazendo compras ao mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas;
História e Religião
  • Pesquisar sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas, carros, alimentos, etc.;
  • Dramatizar uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a importância da união da família;
Identidade e Autonomia
  • Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e situações de interação;
  • Identificação e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais;
  • Conversar com as crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.
Artes Visuais:
  • Demonstrar interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças;
  • Recorte e colagens de vários modelos de famílias ou desenhar e pintar o retrato do pai;
  • Pintura livre da camisa para o papai;
  • Carimbo dos pés acompanhado da frase:  Papai, quero seguir seus passos;
  • Desenho livre.
Música:
  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, composições e interpretações musicais;
  • Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;
  • Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos.
  • Cantar canções relacionadas à família ou aos pais;
Movimento:
  • Construir sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
  • Brincadeira de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa;
  • Andar devagar, depressa, correndo imitando seus pais;

Avaliação
 Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança.

Nenhum comentário: