ESCOLA
ESTADUAL / PONTES E LACERDA -MT
Público
Alvo : 2º ano >>Tempo
estimado: flexível a cada turma e suas necessidades
Professora: Ana Maria de Paula e Silva.
PROJETO
SEMANA DO PAPAI
Objetivo a serem alcançados:
- Respeitar e valorizar a
figura paterna.
- Expressar-se oralmente,
desenvolvendo a linguagem.
- Reconhecer as qualidades
paternais.
- Elaborar palavras e frases
simples.
- Produzir diálogos,
demonstrando criatividade.
- Demonstrar sincronia,
entonação de voz e harmonia durante interpretação de música.
- Trabalhar em grupo
demonstrando bom relacionamento.
Procedimentos:
- Estimular as crianças a
cantar canção “Dia dos Pais”
- Incentivar as crianças a
confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais.
- Durante a semana dedicada ao
papai: Trabalhar a figura humana e o respeito às suas diferenças, ler
livros, cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem, desenho
livre ou pintura, sobre o tema.
Conversas na rodinha, diálogo sobre a
composição familiar;
- Para começar, lembre às
crianças da data que se aproxima;
- Pergunte as crianças o que
gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente
recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão
(bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café
da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois
as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos
gostosos;
- Leitura de livros com
história sobre os pais.
Pesquisas
- Fazer uma mini pesquisa e
enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, quantos somos
na casa, qual o lazer que faz junto com o filho, etc.
Brincadeiras e jogos
- Promova dramatizações da
profissão dos pais.
Músicas relacionadas ao tema
- Explorar gêneros
textuais: canções, poemas, lenda e
conto que falam da figura paterna.
Pintura, recorte e colagem de
gravuras
- Estimule as crianças a
desenharem seus pais ou famílias;
- Desenhos para ao papai.
Confecção da lembrancinha e cartão
para o dia dos pais
- Incentive-as a
confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de
página, em que as crianças desenhem e escrevem o que quiserem. Desenho da
criança nele.
Linguagem Oral e Escrita:
Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;
Elaborar lista com os
nomes dos pais;
Escrever espontaneamente a palavra
pai, e o nome do pai;
Matemática:
- Utilizar a contagem oral nas
brincadeiras e situações cotidianas;
- Perceber medidas convencionais para pesar,
medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
- Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de
“trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;
- Marcar no calendário o Dia dos Pais;
- Trabalhar quantidades utilizando elementos
relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.;
- Quanto o papai pesa, mede?
Quantos anos ele tem?
- Pesquisar panfletos os
preços das coisas que o papai gosta.
- Lista de compras, tabelas e
gráficos.
- Imitar o pai fazendo compras
ao mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor
monetário das cédulas;
História e Religião
- Pesquisar sobre as
preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas,
carros, alimentos, etc.;
- Dramatizar uma cena em que o
pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a
importância da união da família;
Identidade e Autonomia
- Identificar progressivamente
algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano e situações de interação;
- Identificação e
reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais;
- Conversar com as crianças os
motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.
Artes Visuais:
- Demonstrar interesse pelas
próprias produções, pelas de outras crianças;
- Recorte e colagens de vários
modelos de famílias ou desenhar e pintar o retrato do pai;
- Pintura livre da camisa para
o papai;
- Carimbo dos pés acompanhado
da frase: Papai, quero seguir seus passos;
- Desenho livre.
Música:
- Perceber e expressar
sensações, sentimentos e pensamentos, composições e interpretações
musicais;
- Desenvolver a memória
musical através de repertório variado de canções;
- Experimentação do silêncio
através de brincadeiras e em outros contextos.
- Cantar canções relacionadas
à família ou aos pais;
Movimento:
- Construir sua identidade em
interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de
expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
- Brincadeira de faz de conta
utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para
diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua
imagem muda sem que se modifique a sua pessoa;
- Andar devagar, depressa,
correndo imitando seus pais;
Avaliação
Será realizada de forma
contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de
observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as
capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário