domingo, agosto 25, 2019

A FORMIGA E A POMBA

PLANO DE AULA

CONTEÚDOS NAS DISCIPLINAS PORTUGUÊS E ARTE

PRÁTICAS DE LINGUAGEM:
 Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Produção de textos :(escrita compartilhada e autônoma) Oralidade

 (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço

(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

 (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

 (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Objetivos de aprendizagem (do sistema) Reconta oralmente os gêneros lidos e / ou ouvidos. Reconhece a função social da linguagem escrita.

 ARTES VISUAIS> Processos de criação (EF15AR06)

Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. Esfera literária: fábula. Esfera cotidiana: bilhetes, histórias em quadrinhos, roteiros; Esfera escolar: verbetes de curiosidades. Esfera jornalística: manchetes, Notícias, entrevistas, reportagens, Gramática: Pontuações, espaçamento, ortografia de acordo com o texto pronomes de tratamento oblíquo e pronomes pessoais, caso reto
 • Produção de textos com apoio de um roteiro
 • Produção de texto de acordo com uma gravura. Pintura com lápis de cor.

ESTRATÉGIAS/PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 Conhecimento prévio dos alunos, Leitura e interpretação de texto na oralidade reprodução da Fábula com iniciativa e autonomia ao praticar a produção de texto, revisar e reescrever individualmente, em duplas e/ou coletivamente. Ou a Professora com escriba Leitura e interpretação de textos

RECURSOS DIDÁTICOS
Giz e lousa; papel pardo e branco A4, textos xerocados, livro didático, lápis de cor , borracha , lápis de escrever , dicionário e utilização de data show

AVALIAÇÃO Espera-se que os alunos saibam compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens bem como codificar e decodificar sistemas das diferentes linguagens assim como fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação. Respeitar sempre o tempo do aluno de forma continua onde sua formação venha com a instigação, pesquisa, curiosidade e persistência.

Segue anexos:

Professor e alunos Pontes e Lacerda:____/_____/_____ Português

Nome:___________________________________________

 FÁBULAS DE ESOPO

 A FORMIGA E A POMBA. As fábulas de Esopo são uma coleção de fábulas creditadas a Esopo (620— 560 a.C.), um escravo e contador de histórias que viveu na Grecia Antiga. Assim, podemos dizer que em toda parte, a fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, trazida até nós pelos nossos Esopos.

 A Formiga e a Pomba 

   Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água, e sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo, arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma. Subindo na folha a Formiga flutua em segurança até a margem. Eis que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, oculto pelas folhas da árvore, se prepara para capturar a Pomba, colocando visgo no galho onde ela repousa, sem que a mesma perceba o perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, dá-lhe uma ferroada no pé. Do susto, ele deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe para longe, a salvo. 

Moral da História: Nenhum ato de boa vontade ou gentileza é coisa em vão

Autor: Esopo

Questões Sobre a Fábula

1-Você é capaz de identificar quais os tipos de sentimentos que o autor tenta representar na fábula?
 R: De ajudar o próximo, de estender à mão e de apoio.

 2. Por que a Pomba resolveu ajudar a Formiga? Como foi que ela ajudou?

 R: Ele viu a formiga em perigo e arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma.

3. O que a Formiga fez para retribuir o favor recebido? O que aconteceu depois?
 R: A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé e isso deu chance para que a Pomba se salvar.

4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
R: " Estender a mão pois pode precisar." Ou “ Ajudar o próximo porque amanhã pode precisar “
_____________________________________________________________________
5-Assinale com um x as respostas corretas:
Este texto é uma fábula porque apresenta características como:

 (A) humor e seres encantados.                     (B) instruções e imagens.
 (C) tabelas e informações científicas.       x (D) animais como personagens e moral da história.
-______________________________________________________________________
 6) O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.

Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama.

A palavra sublinhada refere-se a

(A) grama.      x(B) água         (C) folha.       (D) formiga.
__________________________________________________________________
7) A formiga se salvou da correnteza porque

(A) o rio parou de correr.         (B) o caçador a tirou de dentro do rio.       (C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.                X (D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
__________________________________________________________________
 8) . A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que

(a) se debatia na correnteza.           x(b) alcançou a terra.   (C) se escondia atrás de uma árvore.

(d ) foi presa pela rede do caçador.
________________________________________________________
9) .No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta.
 Isto significa que a formiga estava com

 (A) fome. (B) frio. X (C) sede. (D) calor.
_____________________________________________________
10) "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica:

 X (A) a moral da história.   (B) que a história acabou.   (C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.   (D) que foi o caçador de pássaros quem falou.

Nenhum comentário: