quarta-feira, julho 18, 2018

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR


GÊNERO TEXTUAL : CONTO E RECEITA
TEMA : CHAPEUZINHO VERMELHO
PROFESSORA: ANA MARIA DE PAULA E SILVA
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS; MATEMÁTICA; ARTES E RELIGIÃO.
PÚBLICO ALVO: 2º CICLO 1ª FASE – 4º ANO
OBJETIVOS GERAIS:
· Desenvolver a habilidade de leitura, de compreensão e de escrita do texto.
· Valorizar os contos clássicos da Literatura Infantil.
· Compreender o funcionamento da língua como veiculo de comunicação e de expressão dos povos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Preparar o aluno para a aprendizagem da leitura (contação de estórias, dramatização, narratividade, entonação);
· Preparar o aluno para a atividade da escrita (trabalho com os sentidos e com a apropriação (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, através da gesticulação, da mímica e da percepção da posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão);
· Refletir sobre os efeitos éticos, morais e culturais produzidos pelos contos clássicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PORTUGUÊS E ARTE:
Leitura, interpretação e reescritura do conto, em versão própria.
Entoação de cantos e dramatizações da narrativa Chapeuzinho Vermelho.
Gênero textual receita, para a confecção do bolo da vovozinha.
Ilustração do conto, com desenhos criados pelos alunos e com desenho e pinturas xerocadas.
TEMAS TRANSVERSAIS– RELIGIÃO
Discussão sobre os efeitos de moralização presentes nos contos infantis: ética, diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação e organização no trabalho coletivo e a socialização de descobertas.
MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
Elaboração de problemas envolvendo as unidades de medidas, presentes no texto da receita (adição, subtração, multiplicação e divisão – fração – das medidas da receita do Brigadeiro e do bolo e do sistema monetário – para o cálculo dos gastos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Leitura do conto Chapeuzinho Vermelho
Interpretação oral do conto.
Entoação do canto Pela estrada afora
Elaboração da receita do Brigadeiro e bolo da vovó.
RECURSOS MOTIVACIONAIS (Questionamentos e conversas, a partir do texto):
Quando vocês vêm à escola, quais são os conselhos que a mamãe dá? Quem é a personagem principal do conto? O que a vovó representa na vida dos netos? Como devemos tratar os mais velhos (da família) e de fora dela? Devemos dividir os alimentos? Podemos fazer um bolo igual ao que Chapeuzinho levou para a vovozinha? Como é a receita? Como as medidas funcionam em uma receita? Como é a música cantada por Chapeuzinho? Quais são os perigos existentes no caminho (da Chapeuzinho, de cada um)? Quais são os tipos de textos (gêneros) presentes no conto (narrativa, música, receita, moralização)? Quais as diferenças entre as estruturas textuais (a música tem a estrutura de um poema – estrofes, versos, rimas –, a receita que trabalha o sistema de medidas, as instruções de como fazer o bolo; o conto que narra a historia da Chapeuzinho Vermelho.
RECURSOS E MATERIAIS
Cópias do conto Chapeuzinho Vermelho, desenhos e atividades impressa, quadro, pincel, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Trabalhar com conto clássico torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Assim, através da Literatura Infantil podemos trabalhar a língua em funcionamento, mostrando as relações interdisciplinares que o conto proporciona. Pelo conto, valorizaremos a participação dos alunos com os questionamentos e contribuições, a observação e sua contextualização do tema com a sua realidade, oralidade e o envolvimento da turma nos questionamentos propostos durante toda a aula. Os alunos serão desafiados a verificar a compreensão do conteúdo, através da elaboração de questionamento na oralidade. Ao término da aula, como tarefa de casa a resolução de atividade de matemáticas e artes. Todo o trabalho, de sala e de casa, será avaliado pelo desempenho de cada aluno acerca das habilidades e competências mobilizadas pelas atividades requeridas, ou seja, a Avaliação formativa.
Referências básicas:
http://educacaoapaixonada.blogspot.com.br/2011/05/chapeuzinho-vermelho.html
HTTPS://www.ouvirmusica.com.br/braguinha/pela-estrada-a-fora/
ANEXOS:
TEXTO:
Chapeuzinho vermelho Irmãos Grimm
Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe, numa bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho.
Certo dia, sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha de doces, para sua vovó:
– Chapeuzinho, evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.
Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada, cantando de alegria. Queria fazer uma surpresa para vovó e começou a colher as flores que encontrava no caminho. A menina estava distraída com as flores, quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.
– Bom dia, chapeuzinho Vermelho.
– Bom dia.
– Aonde você está indo assim tão cedinho?
– Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.
O lobo, como era muito esperto, disse a ela bem depressa:
– Por que não vai pela floresta, que é bem mais perto?
Ela ficou em dúvida, porque não gostava de desobedecer a sua mãe, mas resolveu seguir o conselho do lobo. Enquanto chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo. O lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
_ Quem está aí? — Perguntou a velhinha.
O lobo respondeu, disfarçando a voz:
– Sou eu, Chapeuzinho Vermelho.
– Entre minha querida, aporta está aberta.
O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela encontrou o lobo e perguntou:
– Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
– É para te ouvir melhor.
– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
– É para te ver melhor.
– Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
– É para te comer! — Respondeu o lobo.
Dizendo isso, o lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão. Enquanto isso a menina escondeu dentro de um velho armário. O lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Um caçador que passava escutou:
– Que ronco esquisito?
Ele entrou, e encontrou o lobo:
– Ah! É você que está aí seu malvado!
Escutando isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história para o caçador. Aproveitando que o lobo estava dormindo, cortaram a sua a barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.
– E agora o que faremos com esse malvado?
Os três resolveram encher a barriga do lobo de pedras. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou. Todos ficaram aliviados e felizes. O caçador foi embora, e as duas foram se sentar na varanda e saborear os doces. Chapeuzinho prometeu nunca mais desobedecer a sua mãezinha.
Pela estrada a fora (Música)
Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
A estrada é longa, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
MATEMÁTICA RECEITA
Brigadeiro
INGREDIENTES
· 1 lata de leite condensado
· 1 colher (sopa) de margarina sem sal
· 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
· Chocolate granulado
MODO DE PREPARO
Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó
Cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão passando a massa no chocolate granulado
Obs..: Conte a História do Brigadeiro para as crianças
1) Resolva as problemáticas:
A) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou meia dúzia espigas de milho, além de outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas usaria?
R:
B) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,50. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto ela gastaria? (Represente o dinheiro a quantia em reais).
R:

C) Esse é o bolo de milho que a mãe de Chapeuzinho fez. Ela dividiu o bolo em três partes, sendo a 2/4 para a vovó, 1/4 para a professora de Chapeuzinho e 1/4 para a própria família de Chapeuzinho. Vamos representar as partes do bolo dividido pela mãe de Chapeuzinho
(Representar fração das divisões do bolo e reproduzi-las, no quadro e no caderno, com cada aluno).
R: Bolo Inteiro 1/2 Metade do Bolo 2/4 Bolo para vovó
1/4 para a professora de Chapeuzinho e 1/4 para a própria família de Chapeuzinho
Tarefa para casa
1) Resolva o problema abaixo:
A) A mãe de Chapeuzinho fez brigadeiro com uma lata de leite condensado, que rendeu 20 brigadeiros. Ela mandou 10 para a avó de Chapeuzinho, deu 4 para a sua irmã. Com quantos brigadeiros ela ficou? ( Dica : utilize bolinhas de gude ou tampa para facilitar o calculo).
R:
2 – Artes
Pinte os personagens do conto Chapeuzinho Vermelho ( imprimir os personagens ou a cena da história para a criança pintar )

segunda-feira, maio 22, 2017

LEITURA DO LIVRO : AMANDA NO PAIS DAS VITAMINAS


ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ - PONTES E LACERDA - MT    

  PLANO DE AULA

 4º  ANO  A     2017             Professora: ANA MARIA DE PAULA E SILVA


OBJETIVOS:
´ Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;
´  Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
´  Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados
Desenvolvimento:
´  Conversa informal sobre o tipo de alimentação dos alunos e uma breve avaliação em grupo do que é uma alimentação saudável.
´  Slides com figuras de alimentos saudáveis e os livros Amanda no país das vitaminas e a História da alimentação
´  Leitura dos livros individual silencioso e depois leitura feita pela professora e troca de informações entre colegas e professora   ( bate papo) .
´   Amanda no país das vitaminas;
´  Livro didático do 4º ano – Ciências e Português.
´  Poema: Salada de frutas (Glaucia Lemos)
´   Comparação entre as informações do livro e sua própria alimentação diária.
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e escrita;
´  Poema: versos, rimas e estrofes; Declamação; Pontuação; Gramatica: palavras com J / G
´  Produção de frases e pequenos textos;
MATEMÁTICA
Pesquisa de dados: alimentos preferidos para tabela e gráficos (Alunos 4º A)
´  Situações-problema envolvendo sistema monetário do valor da fruta ou verdura. (Sequenciar aulas futuras medidas de Massa: grama e quilograma)
´  Identificação de números através do valor nutritivo dos alimentos;
´  Adição e subtração
´  Elaboração do quadro de vitaminas (tabela e gráfico)
CIÊNCIAS
´  Diferenciar e reconhecer frutas, verduras e legumes;
´  Conhecer o valor nutricional dos alimentos;
´  Discriminar alimentos de origem animal e vegetal;
´  O que são vitaminas
´  Tipos de vitaminas
´  As deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas
´  A importância das vitaminas em diferentes épocas da vida do ser humano: criança, homem, mulher, gestante.
´  Alimentos que previnem doenças
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
´  Conhecer a realidade de pessoas que não tem condições e ter uma boa alimentação devido a problemas sociais.
ARTES
´  Pintura e colagem
´  Confecção de cartazes
´  Preparar a sala para apresentação e exposição de frutas e verduras e cada aluno falar da importância de consumir determinada vitamina.
´  Músicas sobre alimentação (vídeo )
METODOLOGIA
´  A sala será dividida em grupos e individualmente os alunos farão pequenas pesquisas sobre vitaminas e trarão cartazes que ficarão expostos no dia da apresentação.
´  Será enviado aos pais um informativo com orientações para a realização deste trabalho.
MÃO NA MASSA
´  Aulas de culinária:
´  Lanches saudáveis
´  Sucos saudáveis
´  Saladas coloridas
REGISTRO
´  As aulas serão realizadas alternadamente e cada aula será registrada de forma escrita por cada aluno e através de fotos para que façamos mural do trajeto do projeto para expor no dia da apresentação.
´  AVALIAÇÃO: espera-se que os alunos reconheçam os alimentos como fontes de energia e materiais para o crescimento, como também para a manutenção do corpo saudável, valorizando o máximo utilizando dos recursos na reorientação dos hábitos de alimentação.  Português: que consiga ler em voz alta com fluência, entonação e o tipo de texto como o poema e saiba declamar poemas. Que percebam a importância dos alimentos em todas as disciplinas a serem estudados.
APRESENTAÇÃO
´  Apresentação das vitaminas nas frutas e verduras
´  Divisões das vitaminas
´   Como e onde encontramos as vitaminas
´   Necessidades vitamínicas de acordo com a pessoa (faixa etária estilo de vida, doenças etc.)
´   Dicas de uma alimentação saudável

Para os visitantes:        Um cartãozinho
 MATERIAIS DE APOIO QUE SERÃO UTILIZADOS PELOS ALUNOS:
´   Livro: Amanda no país das vitaminas > Coleções: No Reino da Frutolândia
´  Livro didático de ciências do 4º ano   - Data show , material impresso , tinta guache e outros. 
( frutas)
´  Duração: em média duas semanas e houver algum imprevisto não terminar o projeto acrescentaremos mais alguns dias.
FONTE DE PESQUISA
´  Fonte: http://www.soescola.com/2016/09/projeto-o-mundo-das-vitaminas.html
´  Livro didático 4º ano Aprender Juntos  > Ciências.
´  Português 4º ano William Cereja Thereza Cochar  Pág>155 e 156
´  Segue abaixo o livros abaixado da internet para usar na aula


 _________________________________________________________________________________
Produção de texto
Eu represento o Brasil
Sou da cor do ouro.
Posso ser pequeno, médio e grande.
Tenho vários nomes entre eles a prata.
Sou da terra, mas gosto mesmo de ficar na penca pendurada até está no ponto de ser colhido.
Tenho uma prima chamada nanica, e de nanica não tem nada.
Me chamam de maça, mas não tenho nem formato da maça?
Independente do meu nome que vocês me dão sou a mais querida do Brasil a banana.
         Sou rica em vitamina do complexo B e C, tenho triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces.
         Pode consumir da melhor forma que quiser, pois não engorda.
         Há! sou gostoso na batida, sozinho na salada de frutas.
Grupo de três
         Temos as cores parecidas e também as mesma vitaminas em comum.
         Eu vou logo me apresentando sou o mamão tenho betacaroteno e vou deixar a sua pele linda, você irá enxergar melhor e o coração mais forte. Sou um ótimo antioxidante acompanhado de ferro, potássio e outras substancias como a riboflavina, agora vou deixar a laranja falar:
         - Olá! Como já fui apresentado pela minha amiga, agora vou dizer:
 - Tenho grande quantidade de vitamina C e que fortalece o seu sistema imunológico e ajudo evitar o câncer.
   Meus parentes também faz o mesmo serviço em seu organismo.
Vocês sabe quem são os meus parentes?
Te digo todos os tipos de laranja e de limão.
São vários os nomes como: laranja pera, laranja lima, mexerica, tangerina, e os limões: galego, china, rosa...
Quero te encontrar no suco ou até em forma de sobremesa e fico feliz quando descascado e chupado até o bagaço.
Finalmente chegou a minha vez, sou o melão os meus benefícios são de estabilizar a pressão arterial com vitamina C, A e B6, potássio entre outros o ácido fólico.
Sou uma delícia em suco, cru e em sobremesa.
Tenho uma coroa
Sou uma fruta protegida por folhas enormes cheio de espinhos.
Casca dura e coroa de espinhosa.
As minhas características não é nada agradável.
Mas garanto que sou ás vezes doce, outras azedo ou mais ou menos...
Posso ser misturado com várias outras frutas.
Há! tem churrascaria que me assam e serve junto com carnes e outros tipos de alimentos.
Posso ir no bolo, na bala, sorvete, picolé ....
Se eu ficar falando de tudo que posso ser misturado. Alguém pode sentir ciúmes e falar você se acha a rainha?
Mas quero passar o meu recado:
-Sou abacaxi com muita água e auxilio na sua digestão.
Lista   Verde forte e fraco
Sou um formato de esfera e toda listada linda.
Tenho a mais lindas cores, listas verdes escuro e claro.
Quando aberto sou as camadas mais linda ainda.
Veja na casca lesta de verde, camada branca e camada vermelhinha cheia de sementes pretinha.
Pensa em uma frutas que te refresca, mata a sede e além disso é muito bom.
Eu posso te hidratar e ainda ter os benefícios das vitaminas tipo A e B e ainda posso limpar o seu intestino e estomago.
Estou ficando ansiosa e com muito medo de você não saber que sou.
Já sabe quem sou?
- Sou a melancia. 
Sou a fruta contraditória
Ouço dizer Não pode comer com frequência porque contém muita gordura.
As vezes ouço alguém que come ter que justificar desta foram há é gordura do bem.
Fiquei esses dias atrás todo vaidoso uma mulher me pegou cortou ao meio tirou o caroço e me colocou em um aparelho que bateu, bateu, bateu. Pensei obá vou hoje na barrinha de alguém e posso deixar lá minhas vitaminas.
Mas não demorou para eu ficar desapontada sabe onde fui parar?
Que dó, no cabelo da mulher e fique por alguns minutos e depois senti cair água de uma torneira e eu sendo jogado fora.
Pensa o quanto posso fazer por você quando consumido pela boca e principalmente para o seu coraçãozinho e reforçar o sistema imunológica.
Então, e ai continua me deixando de lado?
Tem lugar que sou bem usado viu?
Sou abacate rico em vitamina E, sacio sua fome e ainda sirva como estimulo a cicatrização.
Turma 4º ano A     Professora: Ana Maria
Disciplina: ciências  Alimentos saudáveis  

domingo, março 20, 2016

Projeto de Matemática



 Projeto de Matemática

Pontes e Lacerda  - MT      -      2018

Professora  envolvida:

ANA MARIA DE PAULA E SILVA

 Justificativa

            O Projeto de Matemática tem como finalidade elevar o desempenho do processo de ensino e de aprendizagem. Pois existe uma defasagem de aprendizagem na escola ou em determinada turma.
Os alunos têm dificuldades em relação as quatro operações que está relacionada também com a interpretação e assimilação e ainda a compreensão em todas as disciplinas e principalmente nas operações matemática.
Para isso é necessário rever a organização do trabalho de forma ministra as aulas de matemática, e propor trabalhos interdisciplinares/ alunos e professor, pois as habilidades de ler e escrever números, de comparar e ordenar quantidades, por meio da compreensão das regras do Sistema de Numeração Decimal, a utilização desse conhecimento em situações-problema de seu dia-a-dia e também o reconhecimento das várias ideias ligadas às operações com números naturais para que os alunos as identifiquem em situações-problema.
As atividades referem-se à construção dos conceitos numéricos básicos e à construção e representação do conjunto dos números naturais e compreensão das operações fundamentais.
Na aprendizagem de construção de gráficos, listas de compra com preço dos itens e cálculos no Sistema Monetário e ainda pesquisas de valores, índices e outros números de estatisticas. Utilização da malha quadriculada para representar gráficos e tabelas e também desenhos assimétricos fracionar
Dar a oportunidade de se aprender o básico como fazer pesquisa de preço, listar, construir, gráfico, demostrar suas habilidades de artes através de desenhos simétricos em malha quadriculada calcular e fazer leitura dos mesmos e ainda fracionar objetos e figuras geometricas e fazer leitura de fração.
Por meio do desenvolvimento do projeto tornaremos o ensino e a aprendizagem de Matemática mais significativa e divertida.  Aprender e compreender problemas envolvendo as ideias das operações fundamentais, medidas e geometria, por meio de práticas criativas e contextualizadas, para isso utilizaremos recursos multimídias no laboratório de informática.
Para desenvolver o pensamento é necessário que a criança vivencie e experimente concretamente o seu conhecimento.

 Objetivos gerais

 • Desenvolver o raciocínio lógico e o cálculo mental.
 • Valorizar as diferentes estratégias que o aluno utiliza para resolver problemas e avançar para a formalização dos algoritmos usuais das operações fundamentais.
 • Reconhecer figuras geométricas planas e não planas. 
• Interpretar, compreender e apreciar.
 • Ensinar e aprender por meio da ludicidade e do concreto. 
Demostrar habilidades de artes através de desenhos simétricos na malha quadriculada

Conteúdos

 Construção e representação do conjunto dos números naturais. 
Operações com Números Naturais:
 Significados e conceitos das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão..
Sistema Monetário, Fração,  Tabelas , gráficos e listas. 
 Produção de texto envolvendo listas de preço, medidas de capacidade, comprimento, massa e tempo.
Desenhos simétricos na malha quadriculada.

Metodologia

    Apresentar o projeto e sensibilizar os alunos da importância e necessidade  que a matemática tem em nossas vidas, desenvolver atividades compartilhadas de leitura de situações problemas com os colegas; propor atividades em grupos para que desenvolvam estratégias de compreensão e interpretação de textos com situação problema; construção de atividades e situações problemas voltadas para o cotidiano do aluno; estudo da tabuada e competições.
     As atividades serão elaboradas para integrar os alunos e professores da escola para desenvolver o cálculo mental, estratégias, o raciocínio lógico e compreender problemas envolvendo as ideias das operações fundamentais, atividades realizadas..
A metodologia utilizada será a de resolução de problemas e de jogos, tais como: das operações fundamentais adição, subtração, multiplicação e divisão com o auxílio de professores.
Durante o processo realizaremos oficinas de elaboração de material concreto. Essas atividades serão organizadas por alunos e professor durante reuniões semanais para reflexão, ação e replanejamento de atividades em grandes e pequenos grupos.

 Recursos a serem utilizados

Calculadora, câmera digital, celular, jogos, papéis variados, livros, revistas, material dourado, jornais, caderno simples e quadriculado, lápis preto e de cor, borracha, fita métrica ou  trena, balança  e medidor de liquido, EVA para confeccionar os matérias de frações e outros.

 Registro do processo

 Os alunos farão o registro nos cadernos ou material impresso e arquivado em pasta individual acompanhada da lista de presença com data e hora, e ainda por meio de câmera digital ou telefone celular.

 Avaliação e Resultados esperados

 Os alunos serão avaliados mediante a participação nas atividades realizadas durante o período do projeto a cada aula, no seu desenvolvimento de aprendizado e o interesse em buscar ampliar seus conhecimentos