quarta-feira, abril 24, 2019

PROJETO DE INTERVENÇÃO


        PONTES E LACERDA – MT    2019       
                 
PROFESSORA: ANA MARIA DE PAULA E SILVA

PÚBLICO ALVO: 2º ANO A

 Tema: Alfabetização e Letramento – Leitura, Escrita e Interpretação de Textos que colabora para a disciplina de Matemática entre outras.

 INTRODUÇÃO
O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desse projeto. Tendo em vista os resultados do diagnóstico das turmas, que foi a primeira etapa do projeto, foi definido um plano de trabalho pelas Professoras com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas ações e atividades tendo por base as competências necessárias no processo inicial de alfabetização e letramento. Todo o projeto será norteado nas diretrizes e nas competências das habilidades da BNCC e os Objetivos do Sistema Sig educa do Estado de Mato Grosso. 

JUSTIFICATIVA

 Diante de um diagnóstico feito no 2º anos A , escola ( XXXX ) em 2019, observamos algumas dificuldades nos alunos dentre elas: leitura, escrita e interpretação de textos, e fez-se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica. Serão trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz. Para os alunos com dificuldades na aprendizagem, é necessário incentivo para que as diferenças se igualem, a fim de que possam tornar cidadão ativo, crítico e participativo no âmbito escolar e social. O encaminhamento é direto ao reforço escolar, com o consentimento familiar. Assim sendo, alunos que já trazem uma defasagem de aprendizagem, precisam recuperar sua autoestima para poder continuar aprendendo e não ser prejudicados no futuro. Espera que os alunos com dificuldades tenham domínio da leitura, a escrita e os cálculos que são prioritários para o sucesso dos alunos em todas as áreas do conhecimento.

PROBLEMAS DETECTADOS :  2º ANO   A Matutino
.     Estudantes com muita dificuldade na leitura, interpretação. 
Ø      Ausência do hábito de estudos entre os alunos;
Ø  .     Falta de concentração dos estudantes nas atividades propostas;
Ø  .     Falta de compromisso e responsabilidade de alguns alunos no cumprimento de seus deveres de estudante;
Ø  .     Alunos com grandes dificuldades em atividades que envolvam raciocínio lógico matemático;
Ø  .     Alunos com dificuldades de lidar com regras e limites;

 METAS:
- Motivar os alunos com atividades extracurriculares na escola no contra turno ressaltando a importância da mesma para suas vidas.
– Tornar a sala de aula mais agradável, proporcionando atividades lúdicas e atrativas aos alunos.
- Mudar o conceito de autoridade dentro da sala de aula.
Estaremos trabalhando atividades diversificadas visando a participação de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem, priorizando a leitura e a escrita. Recursos Livros literários: Contos, Poemas, Fábulas, Musicas Cartazes, Desenhos, Filmes, Gráficos, Tabelas, Histórias em quadrinhos, Ilustrações, Jornais, quadro de giz, etc. 
– Incentivar o trabalho de pesquisa em sala de aula, propondo após esta atividade: roda de conversas, plenária sobre o que foi aprendido, etc.
– Dosar a tarefa de casa para que todos possam fazer, com o mínimo de auxílio possível, porém é importante cobrar assinatura do responsável nas mesmas.
– Criar grupos de estudos no contra turno e tirar dúvidas com a equipe pedagógica.

  – Falta de concentração dos estudantes nas atividades propostas.
– Criar estratégias que estimulem a concentração no que está sendo proposto.
– Diversificar disposição de carteiras.
– Monitorar as atividades em sala de aula percorrendo entre as cadeiras dos alunos.
– Trabalhar dinâmicas de concentração.

 – Falta de compromisso e responsabilidade de alguns alunos no cumprimento dos seus deveres de estudante.
– Cobrar dos alunos (sem exceção) com autoridade e não autoritarismo o cumprimento das regras da instituição.
– Advertir o aluno que, o não cumprimento das regras, acarretará ocorrências e notificações.
– Orientar os pais ou responsáveis a propor uma rotina de estudos em casa para que os mesmos tenham autonomia e disciplina.

  – Alunos com grandes dificuldades de lidar com regras e limites
– Cobrar dos alunos (sem exceção), com autoridade e não autoritarismo o cumprimento das regras da instituição.
– Dialogar e orientar sobre a postura do educando.
– Disponibilizar palestras ou filmes direcionados ao tema.
– Trabalhar dinâmicas de grupo.
– Reunir com os pais periodicamente a fim de que, como parceiros, possam contribuir para sanar esta dificuldade.
– Informar à família, sempre que preciso a postura inadequada do aluno.

 – Nível elevado de alunos com progressão parcial
– Priorizar o essencial de cada disciplina.
– Proporcionar atividades de acordo com o nível de desempenho de cada turma, aumentando as dificuldades gradativamente.
– Rever e diversificar, sempre que necessário, a maneira de ministrar as aulas.
– Optar pela qualidade e não pela quantidade de matéria.
– Comunicar a família quanto ao compromisso e período das atividades propostas.

 OBJETIVO GERAL

Oferecer aos alunos com dificuldades no aprendizado, atividades diversificadas e de forma individualizada, com metodologia diferenciada que minimize a defasagem de aprendizado escolar.
Ampliar as possibilidades de aprender dando-lhes a oportunidade de reforçar ou suprir as carências dos conteúdos trabalhados na Base Nacional de Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Possibilitar os alunos a desenvolver a capacidade de se expressar oralmente, identificar, comparar, estabelecer relações, analisar e classificar.
· Elevar a autoestima e o desempenho escolar dos participantes.
· Reforçar e dar suporte ao estudante em determinados conteúdos básicos de matemática e língua portuguesa.
· Aprimorar a leitura e escrita, de modo a dominar a interpretação e produção textual.
· Aprimorar cálculos que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão.

LÍNGUA PORTUGUESA:
      – Estudantes com muita dificuldade na leitura, interpretação e produção de textos.
 – Utilizar na sala de aula textos variados, oriundos de fontes diversificadas.
- Trabalhar produção de texto de gêneros variados focalizando a interação comunicativa.
– Incluir novos projetos de leitura e produção texto.
Desenvolver atividades de conto e reconto dramatização
Escrita trabalhar com a construção e ampliação de frases.

CONTEÚDOS

 Sílabas simples e complexas; (canônicas e não canônicas) · Encontro vocálico e consonantal; (junção das vogais, junção das consoantes) · Pontuação; · Acentuação; · Caligrafia; · Ortografia; · Paragrafação.  Palavras, frases · Leitura e interpretação de textos pequenos
· Produção textual: narração e descrição; (oralidade)

MATEMÁTICA:
 – Alunos com grandes dificuldades em atividades que envolvam raciocínio lógico matemático.
– Atividades desafiadoras: xadrez, bingos matemáticos, dominó envolvendo as operações matemáticas.
– Atividades que envolvam a linguagem matemática no cotidiano do aluno: noções de espaço, tempo, quantidade, lucro e prejuízo, descontos, áreas e volumes, bem como as figuras geométricas em todas as formas encontradas na natureza.
– Utilizar materiais concretos, audiovisuais, despertando a curiosidade e aproximando conteúdo e experiência vivenciada em seu dia a dia.
Números:  Números pares e ímpares; Antecessor e Sucessor; números ordinais· Números de 2 em 2; 3 em 3; Números e quantidades; · Fixação da tabuada; 2 ao 3 ,   Adição e Subtração; · Multiplicação e divisão; · Tabelas e Gráficos;  Espaço e forma;  Grandezas e Medidas. Problemáticas simples do cotidiano do aluno envolvendo as quatro operações e sistema monetário.

DESENVOLVIMENTO

As aulas serão ministradas de forma diferenciada e dinâmicas com materiais lúdicos, jogo sensorial e cognitivo, atividades impressos e uso de jornais, revistas, rótulos, propagandas e receitas (recorte/colagem), músicas, filmes, material dourado e/ou outros materiais concretos que for necessário.

RECURSOS
· Textos diversos; · Alfabeto móvel; · Filmes pedagógicos; · Jornais / revistas; · Atividades impressas; · Músicas; · Materiais de contagem; · Material lúdico / dourado; · Quadro / Giz;
· Computador.

PERÍODO
Será trabalhado dentro da sala no período das aulas e extra sala .
As aulas de reforço serão realizadas em sala de aula e mais duas horas nas terças no horário das 15:00 ás 17:00 horas com duração de março á julho.

Material concreto nas disciplinas

– Colocar em prática ou uso, sempre que possível o material concreto para introduzir ou consolidar algum conteúdo.
­– Ministrar as aulas baseadas no conhecimento prévio dos alunos, introduzindo o conteúdo de forma clara e precisa, estimulando a troca de conhecimentos.
– Utilizar diferentes portadores de textos como: jornais, revistas, contas e documentos.

AVALIAÇÃO

Avaliação será diagnóstica e processual, para que as professoras possam rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho, engajamento e colaboração. Cronograma de Atividades do Projeto de Intervenção. Se necessário reelaborada ou provisionada da Proposta do Projeto de Intervenção de modo contínuo juntamente com as aulas no período normal com observação e analise o crescimento do aluno através da sua participação compreensão e aplicação nas atividades pedagógicas.

 CONCLUSÃO 

Avaliação será formativa e processual, para que as professoras possam rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho, engajamento e colaboração. Cronograma de Atividades do Projeto de Intervenção. Se necessário reelaborar a Proposta do Projeto de Intervenção de modo contínuo juntamente com as aulas no período normal com observação e analise o crescimento do aluno através da sua participação compreensão e aplicação nas atividades pedagógicas. Avaliação diagnóstica da aprendizagem ao final de cada sequência didática, bimestralmente ou dos pequenos projetos para reorganização dos planejamentos. Esperamos que a partir da intervenção baseada na Alfabetização e Letramento  Leitura, Escrita e Interpretação de Textos que os alunos consigam alcançar todas as capacidades referentes a este ano, estando em condições favoráveis cursar ano seguinte. Consolidação do domínio da leitura e da escrita . Para obtermos sucesso nessa caminhada, teremos que contar com a participação de todos.

Fontes de Pesquisa :
http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7293-as-dificuldades-na-formacao-do-habito-de-leitura-em-alunos-do-ensino-fundamental


SEQUENCIA DIDÁTICA FESTA JUNINA  /  INTERDISCIPLINAR


Planejamento Semanal:   04/06 / á 02/07 2019   
Área de conhecimento:Linguagem, Humanas e Exatas

Ciclo: 1º ciclo 2º fase   - 2º Ano A / B                TEMA: DIVERSIDADE                PLANO DE AULA

Professores:   Ana Maria de Paula e Silva    

Justificativa: A festa junina oferece uma janela de oportunidade fantástica para os professores captarem o interesse de seus alunos e fazerem várias atividades e trabalhos para desenvolver habilidades e apresentar novos conhecimentos. Além de apresentar uma das comemorações populares mais típicas de nossa cultura e ajudar no desenvolvimento da identidade brasileira em cada um deles.

Objetivos:
  • Internalizar importantes características e tradições de nossa cultura e tradição;
  • Instigar gosto pelo estudo;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver raciocínio lógico;

  • Desenvolver coordenação motora;
  • Valorizar e respeitar a cultura rural/caipira e nacional;
  • Trabalhar em equipe;
  • Conhecer o universo simbólico da festa junina
        
Tópico
Descritor da avaliação externa
Objetivos de aprendizagem (do sistema)
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Avaliação
GEOGRAFIA
 – 2 º BIMESTRE
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços, sala de aula, escola etc.
358- Descreve elementos de paisagem urbanas, rurais e urbanas, identificando em diferentes linguagens elementos que caracterizam esses espaços.
As regiões Brasileira (Festas Juninas tradicionais)
Conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo do dia, o docente irá explicar o conteúdo e o desenvolvimento das atividades proposta para fixação do mesmo.
Acolhida, Leitura Deleite, Música
Recorte e colagem; Fichas de leitura;
 Atividades impressas e no quadro; uso do livro didático.
Vídeos com filme relacionado com o Tema.
Pesquisas, diálogos,
Aulas Expositivas;
Rodas de leitura.
Roda de conversa
Material concreto
Atividades será realizado de acordo com a necessidade de cada texto trabalhado.

Produzir com os alunos vários enfeites como balõezinhos e bandeirinhas coloridas e pendure pela sala ou escola; Cantar e assistir filmes; Recorte e colagem; Músicas; Desenhos para colorir:  casal caipira, viva São Joãocasal e fogueira de são João, típicas; Ditado; Brincadeiras dirigidas e juninas: Corrida de saco, dança da cadeira, estoura balão, argola, quadrilha e etc;

A avaliação será de forma contínua, através das atividades desenvolvidas buscando a sistematização das capacidades para que o aluno adquira uma linguagem adequada para cada uma das diversas etapas de sua aprendizagem.
HISTÓRIA
 – 2 º BIMESTRE
(EF02HI07). Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

283  - Organiza suas atividades cotidianas a partir de um tempo cronológico compreendendo horas, dias, semanas e meses, por meio da utilização de relógios, calendários, dentre outros.
História da Festa Junina
O tempo como medida
Linha do tempo
PORTUGUÊS

Leitura e escrita








(EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais.

(EF02LP30). Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

(EF02LP32). Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

(EF01LP25). Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Reconta oralmente os gêneros lidos e/ou ouvidos. 176
Reconhece a função social da linguagem escrita. 177
Lê com fluência. 180
Escreve palavras com correspondências regulares diretas e contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro. 195

Textos: Esfera cotidiano: receita, bilhete, listas. Esfera literária: poema, contos e histórias, e texto verbal e não verbal.  Atividade envolvendo vogais, junção de vogais e alfabeto.  Construção do sistema alfabético e da ortografia (maiúscula e minúscula) atividades envolvendo silabas canônica e não canônicas, grafemas e fonemas. Pontuação, acentuação, espaço, parágrafos. Sinônimo, Antônimo e Grau aumentativo e diminutivo.
Artes
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influencia de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
207-Desenvolve a expressão corporal, por meio da improvisação e exploração dos espaços compartilhados pelos corpos em movimento.
200-Identifica e relaciona os diversos elementos constitutivos específicos das artes visuais.
Confecção: Bandeirinhas e medalhão, Pinturas   , recorte e tipos de colagem.
A avaliação será de forma contínua, através das atividades desenvolvidas buscando a sistematização das capacidades para que o aluno adquira uma linguagem adequada para cada uma das diversas etapas de sua aprendizagem.
RELIGIÃO


(EF02ER07) Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e
tradições religiosas.
147-Entende as singularidades constituintes dos seres humanos que conferem dignidade, independentemente de suas diferenças físicas e etnias étnicas culturais, religiosas, de posição social, de modos de ser e de se apresentar.
Respeito e as diferenças familiar no contexto social

Educação Física


(EF12EF02). Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita) as brincadeiras e os jogos populares do contexto. Comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
29-Executa as habilidades básicas de locomoção, manipulação e estabilização, identificando os problemas mais comuns para aprendizagem.
Brincadeiras, danças e jogos.
CIÊNCIAS


EF02CI06). Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
224 Identificando   a evolução verificada.  Comunica resultados de processos de transformação de materiais por meio da oralidade e de desenhos.
Comidas típicas regionais
MATEMÁTICA




Números




Álgebra
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
- (EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
100 - Resolve problemas com números naturais no campo conceitual aditivo
96–Reconhece características do sistema de numeral decimal.
95 - Constrói sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente, começando por um número qualquer.

Situações problemas com números naturais no campo conceitual aditivo.
Quadro valor e lugar do sistema de numeral decimal.
Ordem crescente ou decrescente, começando por um número qualquer.
Medidas não convencionais (Colheres, xícaras, pitada ,palmo ,passos , etc )



          



   
           




           

          





   


         


 

    





























domingo, dezembro 09, 2018

MC Educacional - Pós-Graduação Neuropsicopedagogia


Lúdico nos anos iniciais

Ana Maria de Paula e Silva

Cuiabá - MT / 2016

RESUMO

Lúdico nos anos iniciais

Este artigo mostra a importância de criar atividades lúdicas na educação dos anos iniciais, pois o espaço e tempo dentro da sala de aula deve ser um prazer para o desenvolvimento de todas as habilidades. Crianças e adultos estão entrelaçados durante todo o tempo de nossas vidas. Por isso o lúdico deve ser uma ferramenta de auxílio ao docente no processo ensino-aprendizagem. As brincadeiras fazem parte do mundo das crianças, estão presentes desde o início da humanidade. O lúdico é um processo educativo para o trabalho com uma brincadeira não é uma realidade e a seriedade dos índices de um trabalho desenvolvido, como as atividades lúdicas são imprescindíveis para o seu desenvolvimento na maturidade, os conhecimentos e a possibilidade de uma percepção, imaginação, fantasia e sentimentos. É pelo meio das atividades lúdicas que a criança tem uma comunicação consigo e com o mundo das outras pessoas e como se relacionam socialmente, constroem conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente. Use Jogos e brincadeiras como elementos de socialização. As ações pedagógicas visam, de certa forma, promover uma boa convivência social, o conhecimento e do outro lado conviver com a diferença entre elas.

CHAVE: Lúdico, aprender, ensinar, brincar, jogar, incluir, criança.

INTRODUÇÃO

    A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de socialização social onde uma linguagem é útil e significativa da vida, favorece uma ocasião educativa para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o conceito de construção exterior do seu pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades. As crianças no ensino fundamental vivem em processo de desenvolvimento, tanto corporal como mental. A busca de novos amigos e um ambiente desafiador da escola é o contexto, o uso de jogos e atividades lúdicas que podem ser um meio avançado, tanto de desenvolvimento quanto de socialização.
   Em todas as fases da vida, o homem está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas em contato com seus semelhantes. Apropriando-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, pois são uma garantia e participação na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
   É na infância que se aprende através do lúdico com troca, interação, apropriação e conhecimento conjunto entre os colegas e professores.
  Como suas atividades lúdica que se apresentam como suas necessidades e desejos particulares, é uma forma privilegiada de se inserir na realidade. Como se formar uma forma de pensar, ordenar, desorganizar, destruir e reconstruir o mundo. O lúdico é uma das formas mais frequentes de se envolver em atividades, pois a brincadeira é algo inerente à criança, é uma forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca.
  Este artigo tem como objetivo educar e oportunizar o educador no momento, e o projeto de atividades e projetos educacionais em educação, tendo como objetivo o desenvolvimento de sua proposta em relação ao desenvolvimento educacional.

   É muito importante aprende com alegria, com vontade. Comenta Sneyders (1996, p.36) que “Educar é ir em direção à alegria”. Como as técnicas lúdicas fazem com que uma criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, uma vez que a educação lúdica está distanciada de projetar ingênua de passatempo brincadeira vulgar diversão superficial.
[...] A educação é uma acção inerente à criança e está sempre presente como uma forma de se transaccionar um processo de conhecimento, que redefiniu o movimento. [...] (ALMEIDA, 1995, p.11)

    Portanto, é de primordial importância a utilização de jogos  no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdica.
    A busca pelo aprendizado de uma metodologia que possibilita a vida, o prazer e o processo de ensino-aprendizagem, é um recurso para estimular a vida social e o desenvolvimento da criança.
    O desenvolvimento global também se faz através do lúdico onde se permite uma visão de mundo.       É através das descobertas e da criatividade, que uma criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar uma realidade.
  Quando bem aplicada e compreendida, a educação lúdica pode contribuir para a melhoria do ensino, a formação ou a formação crítica, redefinir valores e socializar essas crianças. Refletir a importância o lúdico no processo de ensinar e aprender. As comunicações também são voltadas, pois são fundamentais que todas as crianças, possibilidades de educação voltadas para as necessidades na aprendizagem e na interação com os outros.

    Segundo a autora Ângela Cristina Munhoz Maluf; Como as crianças têm um interesse natural, mas desenvolvem habilidades, atitudes, formas de expressão e de relacionamento. O deve ser estimulante, atuante, desempenho e método, investigando, experimentando, refletindo, redescobrindo e desenvolvendo uma capacidade de pensar, comparar e concluir.

DESENVOLVIMENTO

     Brincar é importante para desenvolver e exercer as suas potencialidades nas situações lúdica que provocam o pensamento e levam as alcançar níveis de desempenho que resultam de ações por causa peculiar conseguem. Elas prepara-se para o futuro experimentando o mundo no seu alcance dentro dos limites da sua atual condição.

   Para Vygotsky, brincar e criar uma imagem imaginária, uma criança pode ser diferente de um pai, uma mãe, outra criança ou personagens imaginários, pois, brincar para uma criança é principalmente estar presente no ambiente, se constituir como indivíduo e compartilhar significados. Segundo Horn (2004, p. 70): “o brinquedo sempre fez parte da vida das crianças, independentemente da classe social ou cultural em que está inserida”.

     Proporcionar espaços para uma criança brincar , conhecer novos desafios que possam tornar-se um agente da sua própria aprendizagem de forma mais lúdica.
    O jogo é uma funcionalidade funcional ou de sua estrutura, de Piaget classifica-se em: de exercício (sensório-motores); simbólicas e de regras, sem estilo e estilo.
  O jogo é uma atividade muito importante, pois o ser humano desenvolve uma área de desenvolvimento proximal, funções que ainda não amadurecem, mas está presente em um processo de maturação, o que pode ajudar em um futuro próximo. A escola deve ser rica de atividades para adultos, compartilhada por crianças e adultos.
   A criança faz uma brincadeira de meio de comunicação, de prazer e de recreação. Com uma perspectiva de autores como uma palavra-chave e jogos, a criança usa armas e jogos em mediação direta com o mundo. O trabalho faz-se um reflexo dos principais objetivos da educação infantil e pré-escolar.
  A principal função educativa e lúdica é contribuir para o aprendizado, bem como o desenvolvimento social, emocional e intelectual da criança. A utilidade de uma infinidade de meios é útil para que uma pessoa possa desenvolver sua capacidade de criar e aprender. Exercício vários papéis como que não interagem no cotidiano.
  O docente observa como as mulheres brincam ? Anos desde cedo as meninas são preparadas para serviço domésticos e vê em suas mães mulheres que só trabalham e não brincam por falta de tempo ou de costume mesmo. Diferente dos homens que trabalham e nos finais de semana tem sua preferencias de esportes , brincadeiras e uns chegam até ser colecionadores de algo que goste muito. É o nosso papel de docente instigar a vontade de brincar aprendendo . E fazem parte da série para reelaborar suas hipóteses e definir novas propostas de trabalho. Refletir sobre o que está acontecendo em sua sala de aula e o aprendizado das crianças.
    Brincar tem uma meta de desenvolver uma iniciativa de crianças e se constituir em uma construção do brincar, imaginar, interagir e agir contribuindo assim para uma construção dos seus brinquedos e materiais. Atividades de propaganda ou projetos que envolvem a construção de brinquedos e brincadeiras. Nos anos iniciais o docente inicia uma nova aventura dentro das disciplinas de artes que envolvem uma matemática, ou seja, dentro de todas as disciplinas que são construídas em seus trabalhos com uma ludicidade e autonomia.
As junções das disciplinas podem ser trabalhadas como maquetes incluindo os brinquedos sem o imaginário da criança.
- Por exemplo: uma maquete de poliesportiva bola de algodão no centro da quadra de futsal uma criança assoprar com um carrinho de golfe ou uma quadra de basquete para uma criança com canudinho com algodão e uma cesta de basquete. O trabalho funciona do lúdico, auxiliar na concentração e ainda o exercício respiratório e fonológico da criança.
A área de Linguagem, pode-se trabalhar com as mesmas e encadear-se com enunciações e declamações de poemas de uma forma lúdica e prazerosa de se aprender fazendo.
Brincar de ser apresentador na comunicação, expressão, interação, desenvolvimento de uma autoestima e sem contar com uma leitura está mais fluente com a passagem do tempo. seriedade.

(Moyles, 2002). Percebe o melhor jogo que o espaço para uma ação de quem brinca, além de instigar e conter mistérios. No entanto, quando é possível obter o ensino em contexto de ensino Quando existe, quando e como para o crescimento de atividades mentais. embaralhos. 1. Como as práticas são poderosas, fomentando, formando uma criança em frente ao ponto que está na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento (Moyles, 2002). "Como são a sua prioridade para se tornar brincadeiras posteriores", são elas elásticas, não são veneradas ou definem o brincar, é isto, a sua incerteza e a sua improdutividade (Kishimoto, 2002), durante e depois da brincadeira. Enfim

Na pior das hipóteses, sentem-se incomodados com uma infância e infância, com uma série de brincadeiras ou brincadeiras, enquanto confundem o que são como brincadeiras, como muitas vezes não são apenas intrometidos na brincadeira, como se fosse uma criança que brinca.
Por outro lado, uma sala de aula cuja visualidade lúdica é excessiva, chegando ao ponto de vista invasivo, distancia as crianças do brincar. As oportunidades de exercício e práticas lúdicas, tais como as crianças não são tão bem sucedidas como elas são contidas e acabam não interagindo com esse material.
A aula de aula é um lugar de brincar se o docente é conciliar o pedagógico com os desejos do aluno.
Planejar aula ludicamente não é, enviar, folhear como fazer as refeições com os jogos, mas são as características do brincar, cantar, comunicar, criar estão sempre presentes em todas as áreas do aprendizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O brincar no espaço educativo está em constante investigação e reflexão por docentes.
Vale ressaltar que as crianças podem e devem participar de uma infância que podem ajudar uma aprendizagem lúdica, prazerosa e significativa.
Uma instrução infantil e os principais recursos são importantes em ambiente de lazer, enquanto que as crianças com alto desempenho apresentam um alto padrão de entretenimento em casa. Coordenação motora e desenvolvimento de socialização.
Quando uma criança brinca, aumenta a independência, estimula uma audição visual e visual, valoriza uma cultura popular, produz habilidades motoras, diminui a agressividade, exerce a imaginação e a criatividade, forma uma relação emocional, aumenta a integração, promovendo, assim, o desenvolvimento sadio, o crescimento mental e a adaptação social. Através do lúdico, uma criança pode conhecer, compreender e desenvolver seus conhecimentos, e emprega sua cidadania com dignidade e competência. Desta forma, transformar-se em questões, capacidade de pensar por conta própria, resolver problemas e compreender um mundo que exija diferentes conhecimentos e habilidades.
Ensinar para o meio lúdico que conseguir é uma educação de humanização e qualidade, ir ao encontro dos interesses e necessidades da criança.
O saber fazer em relação ao mundo da criança, do seu sonho, do seu jogo e da imaginação. Quanto mais espaço e atividades lúdicas, mais como as crianças mais sustentáveis, espontâneas, criativas, autônomas, seguras, seguras e seguras.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RECNEI): “Como as crianças constroem o conhecimento das interações que estabelecem como outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não é realidade, mas sim, o fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação ”(BRASIL, 1998, p. 21-22). Como as interações que ocorrem nos espaços são de grande influência e aprendizagem da criança. Almejando uma perspectiva de qualidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, o contexto da educação infantil e da física torna-se um elemento indispensável a ser observado. A empresa deste tipo deve começar a oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é,

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

· AJURIAGUERRA, Julian de; MARCELLI, Daniel. Manual de Psicopatologia
· Infantil Trad. AEFilmam.Porto Alegre: Artmed, 1991.
· ALMEIDA, Paulo Nunes de Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995
· BRASIL Referencial Curricular Para a Educação Infantil. Brasília: MEC / SEI, 1998. Vol. 1
· FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua.
· CHIFRE, Maria da Graça de Souza. Sabores, Cores, Filhos, Aromas: Aulas dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
· KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
· MALUF, Ângela Cristina Munhoz: Atividades, Educação e Práticas 2ª ed. - Petrópolis, RJ: Vozes 2009
· MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brinquedo na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
· OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: muitos olhares. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
· Portuguesa. 11ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira SA

quarta-feira, julho 18, 2018

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR


GÊNERO TEXTUAL : CONTO E RECEITA
TEMA : CHAPEUZINHO VERMELHO
PROFESSORA: ANA MARIA DE PAULA E SILVA
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS; MATEMÁTICA; ARTES E RELIGIÃO.
PÚBLICO ALVO: 2º CICLO 1ª FASE – 4º ANO
OBJETIVOS GERAIS:
· Desenvolver a habilidade de leitura, de compreensão e de escrita do texto.
· Valorizar os contos clássicos da Literatura Infantil.
· Compreender o funcionamento da língua como veiculo de comunicação e de expressão dos povos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Preparar o aluno para a aprendizagem da leitura (contação de estórias, dramatização, narratividade, entonação);
· Preparar o aluno para a atividade da escrita (trabalho com os sentidos e com a apropriação (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, através da gesticulação, da mímica e da percepção da posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão);
· Refletir sobre os efeitos éticos, morais e culturais produzidos pelos contos clássicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PORTUGUÊS E ARTE:
Leitura, interpretação e reescritura do conto, em versão própria.
Entoação de cantos e dramatizações da narrativa Chapeuzinho Vermelho.
Gênero textual receita, para a confecção do bolo da vovozinha.
Ilustração do conto, com desenhos criados pelos alunos e com desenho e pinturas xerocadas.
TEMAS TRANSVERSAIS– RELIGIÃO
Discussão sobre os efeitos de moralização presentes nos contos infantis: ética, diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação e organização no trabalho coletivo e a socialização de descobertas.
MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
Elaboração de problemas envolvendo as unidades de medidas, presentes no texto da receita (adição, subtração, multiplicação e divisão – fração – das medidas da receita do Brigadeiro e do bolo e do sistema monetário – para o cálculo dos gastos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Leitura do conto Chapeuzinho Vermelho
Interpretação oral do conto.
Entoação do canto Pela estrada afora
Elaboração da receita do Brigadeiro e bolo da vovó.
RECURSOS MOTIVACIONAIS (Questionamentos e conversas, a partir do texto):
Quando vocês vêm à escola, quais são os conselhos que a mamãe dá? Quem é a personagem principal do conto? O que a vovó representa na vida dos netos? Como devemos tratar os mais velhos (da família) e de fora dela? Devemos dividir os alimentos? Podemos fazer um bolo igual ao que Chapeuzinho levou para a vovozinha? Como é a receita? Como as medidas funcionam em uma receita? Como é a música cantada por Chapeuzinho? Quais são os perigos existentes no caminho (da Chapeuzinho, de cada um)? Quais são os tipos de textos (gêneros) presentes no conto (narrativa, música, receita, moralização)? Quais as diferenças entre as estruturas textuais (a música tem a estrutura de um poema – estrofes, versos, rimas –, a receita que trabalha o sistema de medidas, as instruções de como fazer o bolo; o conto que narra a historia da Chapeuzinho Vermelho.
RECURSOS E MATERIAIS
Cópias do conto Chapeuzinho Vermelho, desenhos e atividades impressa, quadro, pincel, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Trabalhar com conto clássico torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Assim, através da Literatura Infantil podemos trabalhar a língua em funcionamento, mostrando as relações interdisciplinares que o conto proporciona. Pelo conto, valorizaremos a participação dos alunos com os questionamentos e contribuições, a observação e sua contextualização do tema com a sua realidade, oralidade e o envolvimento da turma nos questionamentos propostos durante toda a aula. Os alunos serão desafiados a verificar a compreensão do conteúdo, através da elaboração de questionamento na oralidade. Ao término da aula, como tarefa de casa a resolução de atividade de matemáticas e artes. Todo o trabalho, de sala e de casa, será avaliado pelo desempenho de cada aluno acerca das habilidades e competências mobilizadas pelas atividades requeridas, ou seja, a Avaliação formativa.
Referências básicas:
http://educacaoapaixonada.blogspot.com.br/2011/05/chapeuzinho-vermelho.html
HTTPS://www.ouvirmusica.com.br/braguinha/pela-estrada-a-fora/
ANEXOS:
TEXTO:
Chapeuzinho vermelho Irmãos Grimm
Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe, numa bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho.
Certo dia, sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha de doces, para sua vovó:
– Chapeuzinho, evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.
Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada, cantando de alegria. Queria fazer uma surpresa para vovó e começou a colher as flores que encontrava no caminho. A menina estava distraída com as flores, quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.
– Bom dia, chapeuzinho Vermelho.
– Bom dia.
– Aonde você está indo assim tão cedinho?
– Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.
O lobo, como era muito esperto, disse a ela bem depressa:
– Por que não vai pela floresta, que é bem mais perto?
Ela ficou em dúvida, porque não gostava de desobedecer a sua mãe, mas resolveu seguir o conselho do lobo. Enquanto chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo. O lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
_ Quem está aí? — Perguntou a velhinha.
O lobo respondeu, disfarçando a voz:
– Sou eu, Chapeuzinho Vermelho.
– Entre minha querida, aporta está aberta.
O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela encontrou o lobo e perguntou:
– Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
– É para te ouvir melhor.
– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
– É para te ver melhor.
– Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
– É para te comer! — Respondeu o lobo.
Dizendo isso, o lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão. Enquanto isso a menina escondeu dentro de um velho armário. O lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Um caçador que passava escutou:
– Que ronco esquisito?
Ele entrou, e encontrou o lobo:
– Ah! É você que está aí seu malvado!
Escutando isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história para o caçador. Aproveitando que o lobo estava dormindo, cortaram a sua a barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.
– E agora o que faremos com esse malvado?
Os três resolveram encher a barriga do lobo de pedras. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou. Todos ficaram aliviados e felizes. O caçador foi embora, e as duas foram se sentar na varanda e saborear os doces. Chapeuzinho prometeu nunca mais desobedecer a sua mãezinha.
Pela estrada a fora (Música)
Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
A estrada é longa, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
MATEMÁTICA RECEITA
Brigadeiro
INGREDIENTES
· 1 lata de leite condensado
· 1 colher (sopa) de margarina sem sal
· 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
· Chocolate granulado
MODO DE PREPARO
Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó
Cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão passando a massa no chocolate granulado
Obs..: Conte a História do Brigadeiro para as crianças
1) Resolva as problemáticas:
A) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou meia dúzia espigas de milho, além de outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas usaria?
R:
B) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,50. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto ela gastaria? (Represente o dinheiro a quantia em reais).
R:

C) Esse é o bolo de milho que a mãe de Chapeuzinho fez. Ela dividiu o bolo em três partes, sendo a 2/4 para a vovó, 1/4 para a professora de Chapeuzinho e 1/4 para a própria família de Chapeuzinho. Vamos representar as partes do bolo dividido pela mãe de Chapeuzinho
(Representar fração das divisões do bolo e reproduzi-las, no quadro e no caderno, com cada aluno).
R: Bolo Inteiro 1/2 Metade do Bolo 2/4 Bolo para vovó
1/4 para a professora de Chapeuzinho e 1/4 para a própria família de Chapeuzinho
Tarefa para casa
1) Resolva o problema abaixo:
A) A mãe de Chapeuzinho fez brigadeiro com uma lata de leite condensado, que rendeu 20 brigadeiros. Ela mandou 10 para a avó de Chapeuzinho, deu 4 para a sua irmã. Com quantos brigadeiros ela ficou? ( Dica : utilize bolinhas de gude ou tampa para facilitar o calculo).
R:
2 – Artes
Pinte os personagens do conto Chapeuzinho Vermelho ( imprimir os personagens ou a cena da história para a criança pintar )