PONTES E LACERDA – MT 2019
PROFESSORA: ANA MARIA DE PAULA E
SILVA
PÚBLICO ALVO: 2º ANO A
Tema: Alfabetização e Letramento – Leitura, Escrita e
Interpretação de Textos que colabora para a disciplina de Matemática entre
outras.
INTRODUÇÃO
O letramento
que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o
foco central desse projeto. Tendo em vista os resultados do diagnóstico das
turmas, que foi a primeira etapa do projeto, foi definido um plano de trabalho
pelas Professoras com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas
etapas ações e atividades tendo por base as competências necessárias no
processo inicial de alfabetização e letramento. Todo o projeto será norteado
nas diretrizes e nas competências das habilidades da BNCC e os Objetivos do
Sistema Sig educa do Estado de Mato Grosso.
JUSTIFICATIVA
Diante de um
diagnóstico feito no 2º anos A , escola ( XXXX ) em 2019, observamos algumas
dificuldades nos alunos dentre elas: leitura, escrita e interpretação de
textos, e fez-se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver uma
maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e
lúdica. Serão trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos no
processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais
para que o ensino se torne mais eficaz. Para os alunos com dificuldades
na aprendizagem, é necessário incentivo para que as diferenças se igualem, a
fim de que possam tornar cidadão ativo, crítico e participativo no âmbito
escolar e social. O encaminhamento é direto ao reforço escolar, com o
consentimento familiar. Assim sendo, alunos que já trazem uma defasagem de
aprendizagem, precisam recuperar sua autoestima para poder continuar aprendendo
e não ser prejudicados no futuro. Espera que os alunos com dificuldades tenham
domínio da leitura, a escrita e os cálculos que são prioritários para o sucesso
dos alunos em todas as áreas do conhecimento.
PROBLEMAS DETECTADOS : 2º
ANO A Matutino
. Estudantes
com muita dificuldade na leitura, interpretação.
Ø Ausência
do hábito de estudos entre os alunos;
Ø . Falta
de concentração dos estudantes nas atividades propostas;
Ø . Falta
de compromisso e responsabilidade de alguns alunos no cumprimento de seus
deveres de estudante;
Ø . Alunos
com grandes dificuldades em atividades que envolvam raciocínio lógico
matemático;
Ø . Alunos
com dificuldades de lidar com regras e limites;
METAS:
- Motivar os
alunos com atividades extracurriculares na escola no contra turno ressaltando a
importância da mesma para suas vidas.
– Tornar a
sala de aula mais agradável, proporcionando atividades lúdicas e atrativas aos
alunos.
- Mudar o
conceito de autoridade dentro da sala de aula.
Estaremos
trabalhando atividades diversificadas visando a participação de todos os alunos
no processo de ensino aprendizagem, priorizando a leitura e a escrita. Recursos
Livros literários: Contos, Poemas, Fábulas, Musicas Cartazes, Desenhos, Filmes,
Gráficos, Tabelas, Histórias em quadrinhos, Ilustrações, Jornais, quadro de
giz, etc.
– Incentivar o trabalho de
pesquisa em sala de aula, propondo após esta atividade: roda de conversas,
plenária sobre o que foi aprendido, etc.
– Dosar a tarefa de casa para
que todos possam fazer, com o mínimo de auxílio possível, porém é importante
cobrar assinatura do responsável nas mesmas.
– Criar grupos de estudos no
contra turno e tirar dúvidas com a equipe pedagógica.
– Falta de
concentração dos estudantes nas atividades propostas.
– Criar estratégias que
estimulem a concentração no que está sendo proposto.
– Diversificar disposição de
carteiras.
– Monitorar as atividades em
sala de aula percorrendo entre as cadeiras dos alunos.
– Trabalhar dinâmicas de
concentração.
– Falta de compromisso e responsabilidade de
alguns alunos no cumprimento dos seus deveres de estudante.
– Cobrar dos alunos (sem
exceção) com autoridade e não autoritarismo o cumprimento das regras da
instituição.
– Advertir o aluno que, o não
cumprimento das regras, acarretará ocorrências e notificações.
– Orientar os pais ou
responsáveis a propor uma rotina de estudos em casa para que os mesmos tenham
autonomia e disciplina.
– Alunos com
grandes dificuldades de lidar com regras e limites
– Cobrar dos alunos (sem
exceção), com autoridade e não autoritarismo o cumprimento das regras da
instituição.
– Dialogar e orientar sobre a
postura do educando.
– Disponibilizar palestras ou
filmes direcionados ao tema.
– Trabalhar dinâmicas de grupo.
– Reunir com os pais
periodicamente a fim de que, como parceiros, possam contribuir para sanar esta
dificuldade.
– Informar à família, sempre que
preciso a postura inadequada do aluno.
– Nível elevado de
alunos com progressão parcial
– Priorizar o essencial de cada
disciplina.
– Proporcionar atividades de
acordo com o nível de desempenho de cada turma, aumentando as dificuldades
gradativamente.
– Rever e diversificar, sempre
que necessário, a maneira de ministrar as aulas.
– Optar pela qualidade e não
pela quantidade de matéria.
– Comunicar a família quanto ao
compromisso e período das atividades propostas.
OBJETIVO GERAL
Oferecer aos alunos com dificuldades no
aprendizado, atividades diversificadas e de forma individualizada, com
metodologia diferenciada que minimize a defasagem de aprendizado escolar.
Ampliar as possibilidades de aprender
dando-lhes a oportunidade de reforçar ou suprir as carências dos conteúdos
trabalhados na Base Nacional de Ensino Fundamental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Possibilitar os alunos a desenvolver a capacidade de se
expressar oralmente, identificar, comparar, estabelecer relações, analisar e
classificar.
· Elevar a autoestima e o desempenho escolar dos
participantes.
· Reforçar e dar suporte ao estudante em determinados
conteúdos básicos de matemática e língua portuguesa.
· Aprimorar a leitura e escrita, de modo a dominar a
interpretação e produção textual.
· Aprimorar cálculos que envolvam adição, subtração,
multiplicação e divisão.
LÍNGUA PORTUGUESA:
– Estudantes
com muita dificuldade na leitura, interpretação e produção de textos.
–
Utilizar na sala de aula textos variados, oriundos de fontes diversificadas.
- Trabalhar
produção de texto de gêneros variados focalizando a interação comunicativa.
– Incluir
novos projetos de leitura e produção texto.
Desenvolver
atividades de conto e reconto dramatização
Escrita
trabalhar com a construção e ampliação de frases.
CONTEÚDOS
Sílabas simples e
complexas; (canônicas e não canônicas) · Encontro vocálico e consonantal;
(junção das vogais, junção das consoantes) · Pontuação; · Acentuação; ·
Caligrafia; · Ortografia; · Paragrafação.
Palavras, frases · Leitura e interpretação de textos pequenos
· Produção textual: narração e descrição; (oralidade)
MATEMÁTICA:
– Alunos com grandes dificuldades em
atividades que envolvam raciocínio lógico matemático.
– Atividades desafiadoras:
xadrez, bingos matemáticos, dominó envolvendo as operações matemáticas.
– Atividades que envolvam a
linguagem matemática no cotidiano do aluno: noções de espaço, tempo,
quantidade, lucro e prejuízo, descontos, áreas e volumes, bem como as figuras
geométricas em todas as formas encontradas na natureza.
– Utilizar materiais concretos,
audiovisuais, despertando a curiosidade e aproximando conteúdo e experiência
vivenciada em seu dia a dia.
Números: Números pares
e ímpares; Antecessor e Sucessor; números ordinais· Números de 2 em 2; 3 em 3;
Números e quantidades; · Fixação da tabuada; 2 ao 3 , Adição e Subtração; · Multiplicação e
divisão; · Tabelas e Gráficos; Espaço e
forma; Grandezas e Medidas. Problemáticas
simples do cotidiano do aluno envolvendo as quatro operações e sistema
monetário.
DESENVOLVIMENTO
As aulas serão ministradas de forma
diferenciada e dinâmicas com materiais lúdicos, jogo sensorial e cognitivo,
atividades impressos e uso de jornais, revistas, rótulos, propagandas e
receitas (recorte/colagem), músicas, filmes, material dourado e/ou outros
materiais concretos que for necessário.
RECURSOS
· Textos diversos; · Alfabeto móvel; · Filmes pedagógicos; ·
Jornais / revistas; · Atividades impressas; · Músicas; · Materiais de contagem;
· Material lúdico / dourado; · Quadro / Giz;
· Computador.
PERÍODO
Será trabalhado dentro da sala no período
das aulas e extra sala .
As aulas de reforço serão realizadas em
sala de aula e mais duas horas nas terças no horário das 15:00 ás 17:00 horas
com duração de março á julho.
Material concreto nas
disciplinas
– Colocar em prática ou uso,
sempre que possível o material concreto para introduzir ou consolidar algum
conteúdo.
– Ministrar as aulas baseadas
no conhecimento prévio dos alunos, introduzindo o conteúdo de forma clara e
precisa, estimulando a troca de conhecimentos.
– Utilizar diferentes portadores
de textos como: jornais, revistas, contas e documentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será diagnóstica e processual,
para que as professoras possam rearticular sua prática de acordo com as
necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação,
interesse, desempenho, engajamento e colaboração. Cronograma de Atividades do
Projeto de Intervenção. Se necessário reelaborada ou provisionada da Proposta
do Projeto de Intervenção de modo contínuo juntamente com as aulas no período
normal com observação e analise o crescimento do aluno através da sua
participação compreensão e aplicação nas atividades pedagógicas.
CONCLUSÃO
Avaliação será formativa e processual, para que as professoras
possam rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão
observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho,
engajamento e colaboração. Cronograma de Atividades do Projeto de Intervenção.
Se necessário reelaborar a Proposta do Projeto de Intervenção de modo contínuo
juntamente com as aulas no período normal com observação e analise o
crescimento do aluno através da sua participação compreensão e aplicação nas
atividades pedagógicas. Avaliação diagnóstica da aprendizagem ao final de cada
sequência didática, bimestralmente ou dos pequenos projetos para reorganização
dos planejamentos. Esperamos que a partir da
intervenção baseada na Alfabetização e Letramento Leitura, Escrita e Interpretação de
Textos que os alunos consigam alcançar todas as capacidades referentes a
este ano, estando em condições favoráveis cursar ano seguinte. Consolidação do
domínio da leitura e da escrita . Para obtermos sucesso nessa
caminhada, teremos que contar com a participação de todos.
Fontes de Pesquisa :
http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7293-as-dificuldades-na-formacao-do-habito-de-leitura-em-alunos-do-ensino-fundamental
SEQUENCIA DIDÁTICA FESTA JUNINA / INTERDISCIPLINAR |
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Planejamento Semanal: 04/06
/ á 02/07 2019
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Área de conhecimento:Linguagem,
Humanas e Exatas
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Ciclo: 1º ciclo
2º fase - 2º Ano A / B TEMA: DIVERSIDADE
PLANO DE AULA:
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Professores: Ana Maria de Paula e Silva
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Justificativa: A festa junina oferece uma janela de oportunidade fantástica para os
professores captarem o interesse de seus alunos e fazerem várias atividades e
trabalhos para desenvolver habilidades e apresentar novos conhecimentos. Além
de apresentar uma das comemorações populares mais típicas de nossa cultura e
ajudar no desenvolvimento da identidade brasileira em cada um deles.
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Objetivos:
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Tópico
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Descritor da avaliação externa
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Objetivos de aprendizagem (do sistema)
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Conteúdos
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Procedimentos metodológicos
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Avaliação
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GEOGRAFIA
–
2 º BIMESTRE
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(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente,
regras de convívio em diferentes espaços, sala de aula, escola etc.
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358- Descreve elementos de paisagem urbanas,
rurais e urbanas, identificando em diferentes linguagens elementos que
caracterizam esses espaços.
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As regiões Brasileira (Festas Juninas tradicionais)
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Conhecimento
prévio dos alunos sobre o conteúdo do dia, o docente irá explicar o conteúdo
e o desenvolvimento das atividades proposta para fixação do mesmo.
Acolhida,
Leitura Deleite, Música
Recorte e
colagem; Fichas de leitura;
Atividades impressas e no quadro; uso do
livro didático.
Vídeos
com filme relacionado com o Tema.
Pesquisas,
diálogos,
Aulas
Expositivas;
Rodas de
leitura.
Roda de
conversa
Material concreto
Atividades será
realizado de acordo com a necessidade de cada texto trabalhado.
Produzir com os alunos vários
enfeites como balõezinhos e bandeirinhas coloridas e pendure pela sala ou escola; Cantar e assistir
filmes; Recorte e
colagem; Músicas; Desenhos para colorir: casal
caipira, viva São
João, casal e
fogueira de são João, típicas; Ditado; Brincadeiras dirigidas
e juninas: Corrida de saco, dança da cadeira, estoura balão, argola, quadrilha
e etc;
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A avaliação
será de forma contínua, através das atividades desenvolvidas buscando a
sistematização das capacidades para que o aluno adquira uma linguagem
adequada para cada uma das diversas etapas de sua aprendizagem.
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HISTÓRIA
– 2 º
BIMESTRE
|
(EF02HI07). Identificar e utilizar
diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e
calendário.
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283
- Organiza suas atividades cotidianas a partir de um tempo cronológico
compreendendo horas, dias, semanas e meses, por meio da utilização de
relógios, calendários, dentre outros.
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História
da Festa Junina
O tempo
como medida
Linha do
tempo
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PORTUGUÊS
Leitura e
escrita
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(EF02LP12) Localizar, em
textos curtos, informações pontuais.
(EF02LP30). Segmentar palavras em sílabas e
remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas
palavras.
(EF02LP32). Escrever palavras, frases, textos
curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF01LP25). Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens
de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros
de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos
(personagens, enredo, tempo e espaço).
(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas
e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos
que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da
atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto.
|
Reconta oralmente os gêneros lidos e/ou ouvidos. 176
Reconhece a função social da linguagem escrita.
177
Lê com fluência. 180
Escreve
palavras com correspondências regulares diretas e contextuais entre letras ou
grupos de letras e seu valor sonoro. 195
|
Textos: Esfera cotidiano: receita, bilhete, listas. Esfera
literária: poema, contos e histórias, e texto verbal e não verbal. Atividade envolvendo vogais, junção de
vogais e alfabeto. Construção do
sistema alfabético e da ortografia (maiúscula e minúscula) atividades
envolvendo silabas canônica e não canônicas, grafemas e fonemas. Pontuação,
acentuação, espaço, parágrafos. Sinônimo, Antônimo e Grau aumentativo e
diminutivo.
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Artes
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(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influencia de
distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações
artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
|
207-Desenvolve a
expressão corporal, por meio da improvisação e exploração dos espaços
compartilhados pelos corpos em movimento.
200-Identifica e relaciona os diversos
elementos constitutivos específicos das artes visuais.
|
Confecção: Bandeirinhas e medalhão,
Pinturas , recorte e tipos de
colagem.
|
A avaliação
será de forma contínua, através das atividades desenvolvidas buscando a
sistematização das capacidades para que o aluno adquira uma linguagem
adequada para cada uma das diversas etapas de sua aprendizagem.
|
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RELIGIÃO
|
(EF02ER07) Identificar significados atribuídos a
alimentos em diferentes manifestações e
tradições religiosas.
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147-Entende as singularidades
constituintes dos seres humanos que conferem dignidade, independentemente de
suas diferenças físicas e etnias étnicas culturais, religiosas, de posição
social, de modos de ser e de se apresentar.
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Respeito e as diferenças familiar no contexto
social
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Educação Física
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(EF12EF02). Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita)
as brincadeiras e os jogos populares do contexto. Comunitário e regional, reconhecendo
e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de
origem.
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29-Executa as habilidades básicas de locomoção,
manipulação e estabilização, identificando os problemas mais comuns para
aprendizagem.
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Brincadeiras, danças e jogos.
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CIÊNCIAS
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EF02CI06).
Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e
frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações
entre as plantas, o ambiente e os
demais seres vivos.
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224 Identificando a evolução verificada. Comunica resultados de processos de
transformação de materiais por meio da oralidade e de desenhos.
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Comidas típicas regionais
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MATEMÁTICA
Números
Álgebra
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(EF02MA05) Construir fatos básicos da
adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou
regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio
de palavras, símbolos ou desenhos.
- (EF02MA11) Descrever os elementos
ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números
naturais, objetos ou figuras.
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100 - Resolve problemas com números naturais no
campo conceitual aditivo
96–Reconhece características do sistema de
numeral decimal.
95 - Constrói sequências de números naturais em
ordem crescente ou decrescente, começando por um número qualquer.
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Situações problemas com números naturais no campo
conceitual aditivo.
Quadro valor e lugar do sistema de numeral decimal.
Ordem crescente ou decrescente, começando por um número qualquer.
Medidas não convencionais (Colheres, xícaras, pitada ,palmo ,passos ,
etc )
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