Pontes e Lacerda –MT
Projeto Matemática e Tecnologia
Justificativa
O Projeto Matemática tem como finalidade elevar o desempenho do processo de ensino e de aprendizagem. Pois existe uma defasagem de aprendizagem na escola ou em determinada turma.
Os alunos têm dificuldades em relação às quatro operações que está relacionada também com a interpretação e assimilação e ainda a compreensão em todas as disciplinas e principalmente nas operações matemática.
Para isso é necessário rever a organização do trabalho em sala de aula e a forma que se ministra as aulas de matemática, e propor trabalhos interdisciplinares/ alunos e professor, pois as habilidades de ler e escrever números, de comparar e ordenar quantidades, por meio da compreensão das regras do Sistema de Numeração Decimal, a utilização desse conhecimento em situações-problema de seu dia-a-dia e também o reconhecimento das várias idéias ligadas às operações com números naturais para que os alunos as identifiquem em situações-problema.
As atividades referem-se à construção dos conceitos numéricos básicos e à construção e representação do conjunto dos números naturais e compreensão das operações fundamentais.
Na aprendizagem de construção de gráficos, planilhas, listas de compra com preço dos itens e cálculos no Excel e ainda pesquisas.
Dar a oportunidade de se aprender o básico como digitação, cálculos e slides. Informática há necessidade de se trabalhar com representações para que a criança estabeleça uma relação entre uma forma tridimensional, que está no seu entorno, e sua representação no papel.
Por meio do desenvolvimento do projeto tornaremos o ensino e a aprendizagem de Matemática mais significativa e divertida. Aprender e compreender problemas envolvendo as idéias das operações fundamentais, medidas e geometria, por meio de práticas criativas e contextualizadas, para isso utilizaremos recursos multimídias no laboratório de informática as com ferramentas: Softwares Educacionais de Matemática, Brincadeiras e Jogos on-line.
Para desenvolver o pensamento é necessário que a criança vivencie e experimente concretamente o seu conhecimento.
Objetivos gerais
• Desenvolver o raciocínio lógico e o cálculo mental.
• Valorizar as diferentes estratégias que o aluno utiliza para resolver problemas e avançar para a formalização dos algoritmos usuais das operações fundamentais.
• Reconhecer figuras geométricas planas e não planas.
• Interpretar, compreender e apreciar o local onde vive.
• Ensinar e aprender por meio da ludicidade.
Conteúdos
• Construção e representação do conjunto dos números naturais.
• Operações com Números Naturais: Significados e conceitos das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Localização: escola, bairro, rua.
• Tabelas e gráficos.
• Produção de texto
• Construção de Slides para apresentação de suas pesquisas
• Pesquisas
Metodologia
Apresentar o projeto e sensibilizar da importância que a matemática tem em nossas vidas, desenvolver atividades compartilhadas de leitura de situações problemas com os colegas de classe;propor atividades em grupos para que desenvolvam estratégias de compreensão e interpretação de textos com situação problema;construção de atividades e situações problemas voltadas para o cotidiano do aluno;estudo da tabuada e competições .
Como forma de estimulo aumentar selecionar aquele aluno que já tem um conhecimento de informática juntamente com matemática para ser um monitor com o tempo aumentar o numero de monitores para demonstrar aos outros o seu aprendizado.
As atividades serão elaboradas para integrar as tecnologias da informação no cotidiano escolar dos alunos e terão a oportunidade de participar de jogos e atividades de matemática na internet, produção de situações-problema em dupla e apresentação em slides de soluções diferentes utilizadas pelos grupos para o mesmo problema, jogos de operações matemática da mais elementar até mais as elaboradas para desenvolver o cálculo mental, estratégias, o raciocínio lógico e compreender problemas envolvendo as idéias das operações fundamentais, atividades realizadas em planilhas simples – tabelas e gráficos, Softwares Educacionais de Matemática.
Em sala de aula os alunos deverão se organizar em pequenos grupos, cada grupo com um aluno mais experiente/monitor, e em momentos individuais para demonstrar o que realmente aprendeu.
A metodologia utilizada será a de resolução de problemas e de jogos, tais como: das operações fundamentais adição, subtração, multiplicação e divisão com o auxílio de alunos monitores e atividades para a construção dos fatos básicos “memorização da tabuada”, jogos e bingo de tabuada.
Durante o processo realizaremos oficinas de elaboração de jogos pelos alunos, e faremos concursos de resolução de problemas de matemática. Essas atividades serão organizadas por alunos e professor durante reuniões semanais para reflexão, ação e replanejamento de atividades em grandes e pequenos grupos.
Recursos a serem utilizados
Serão utilizados os computadores com os seguintes aplicativos: impressora, calculadora e Internet, Softwares Educacionais de Matemática.
Em sala de aula, calculadora, câmera digital, celular, jogos, papéis variados, livros, revistas, material dourado, tangram, sólidos geométricos, blocos lógicos, jornais, giz, quadro.
Registro do processo
Os alunos farão o registro digital por meio de câmera digital ou telefone celular.
Avaliação e Resultados esperados
Os alunos serão avaliados mediante a participação nas atividades realizadas na sala de aula e nos trabalhos apresentados através de cartazes, apresentações em slides ou exercícios.
terça-feira, setembro 23, 2014
sexta-feira, novembro 02, 2012
domingo, julho 29, 2012
terça-feira, julho 24, 2012
domingo, novembro 27, 2011
terça-feira, janeiro 11, 2011
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